Por coincidência do destino, essa era a receita que eu pretendia postar essa semana, juro. E sem querer fazer polêmica, sendo macaco ou não, eu confesso que amo praticamente todas as receitas que levam banana. Um gosto adquirido de pequeno, já que minha família simplesmente não consegue sobreviver sem banana em casa. Então, ok, admito que na casa da família Dal Bó somos todos um pouco macacos sim.
Mas a ideia real por trás desse post é que tinha planejado fazer uma séria com o tema:
AS BANANAS ESTÃO MUITO MADURAS! E AGORA?
Se você já vivenciou este clássico momento da vida cotidiana e se perguntou “o que diabos eu faço com essas bananas que estão estragando”, guarde essa receita. Como dá para ver na foto, as bananas que usei para esse bolo já estavam com um pé dentro da lixeira, de tão maduras. E aí que está a beleza dessa receita, ela precisa de bananas maduras.
E além de aproveitar bananas que você provavelmente ia jogar fora que eu sei, você ainda vai fazer um bolo saudável. Açúcar mascavo, mel, farinha integral e azeite de oliva. Tudo beirando o natureba, porém com um resultado gostoso, saboroso, macio e, ao meu julgamento, saudável – pelo menos mais saudável que praticamente todas as receitas de doce que eu pretendo postar aqui.
O toque final (e sensacional) desse bolo vai para o trio de especiarias que dão um sabor todo especial para o resultado final: canela, noz moscada e cravo da índia. Se você por acaso não tiver algum desses dois últimos, sem problema, invista na canela (aumentando um pouquinho a quantidade) que o resultado também será gostoso.
Bolo de Banana
adaptado do Smitten Kitchen
3 bananas grandes ou 4 médias, maduras
1 ovo
⅓ de xícara (80ml) de azeite de oliva
⅓ de xícara (65gr) açúcar mascavo
⅓ de xícara (80ml) de mel
1 col. de chá essência de baunilha
1 col. de chá de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
1 col. de chá de canela em pó
½ col. de chá de noz moscada em pó
uma pitadinha de cravo da índia em pó
1 e ½ xícaras de farinha de trigo integral
Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de pão, ou de bolo pequena, com manteiga ou óleo.
Em um pote, amasse as bananas com uma colher de pau até quase bem amassadas, deixe uns pedaços maiores que é gostoso no final.
Adicione o ovo, o azeite, o açúcar, o mel e a baunilha. Misture bem.
Adicione o bicarbonao, o sal, a canela, a noz moscada e o cravo da índia e misture bem novamente.
Por fim, adicione a farinha integral e misture até incorporada, não precisa mexer demais.
Despeje a massa na forma e asse por mais ou menos 40 a 50 minutos, vá testando até que um palito espetado saia limpo. Bom bolo!
8 de setembro de 2014 at 12:32
Lindo post!! Acabei de postar um parecido =) Resolvi dar uma espiada no Google, e achei este aqui. Vida longa aos nossos projetos de dar um final feliz às bananas que, facilmente, iriam para a lixeira. Abraços!
19 de dezembro de 2017 at 21:22
Muito bom.. fiz a receita e ficou uma delícia.