Prometo que esse não vai ser um blog somente de receitas étnicas ou world food. Mas lá vou eu de novo para a Ásia, porém agora para a Índia. Ou pelo menos a minha versão simplificada e prática (e quase estereotipada) do que é a Índia. Porque por mais complexo que pareça, esse é um dos pratos mais rápidos e fáceis que eu faço. Com os ingredientes à mão, em menos de 20 minutos fica tudo pronto.

Frango ao CurryFrango ao CurryFrango ao Curry

Porém, um pouco de teoria antes. Curry é o nome inventado pelos ocidentais para designar uma variedade quase infinita de pratos típicos do sul da Ásia (Índia, Nepal, Tailândia, Vietnã, etc), que tem em comum uma mistura complexa de especiarias, ervas e temperos, porém cada um com seu sabor específico. Para quem quer conhecer mais, o wikipedia tem uma lista gigante dos principais tipos de curry.

Já o curry em pó, que conhecemos aqui, é um tempero “inspirado” na mistura de sabores tipicamente indiana, porém não é usado na Índia. Ele é feito da mistura de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, noz-moscada, cravo, pimenta e canela. Ou seja, é um grande mix de temperos para deixar a comida com “cara” de indiana.

Mas isso não importa, mesmo sendo uma pasteurização ocidental para uma culinária típica, ele é um tempero maravilhoso, e realmente é o mais próximo da Índia que eu chego na cozinha. Fora que é mais fácil, mais prático e mais rápido de usar do que fazer um curry verdadeiro, e essa é para ser uma receita fácil, prática e rápida.

Frango ao CurryFrango ao CurryFrango ao Curry

Esse é um prato ótimo para fazer em grandes quantidades também, já que ele fácil e é um prato completo, com carne, legume e um molho que é quase um caldo, e por isso precisa ser acompanhado por arroz branco – ou basmati se quiser ser mais fiel à culinária indiana. Para quem gosta do sabor do curry é uma escolha perfeita.

Frango ao Curry

Frango ao Curry
para 4 pessoas

Ingredientes
500gr de filé de frango
1 dente de alho
1 col. sopa bem cheia de curry
sal e pimenta do reino
1 garrafinha/200ml de leite de coco
300gr de ervilhas congeladas

2 xíc de arroz, para acompanhamento

Se vai servir com arroz, coloque-o para cozinhar no antes de começar o frango, assim os dois terminam quase ao mesmo tempo.

Corte o frango em tirinhas. Descasque e rale o alho no ralador e misture ao frango, juntamente com o curry, sal e pimenta do reino.

Leve uma frigideira ao fogo alto com alguns fios de azeite. Assim que esquentar adicione as tirinhas de frango. Refogue por alguns minutos, mexendo de vez em quando, até que todas estejam cozidas, mas não muito douradas.

Adicione o leite de coco, misture e abaixe para um fogo médio. Cozinhe até ele começar levemente a ferver e adicione as ervilhas congeladas. Cozinhe por mais 1 minuto após ferver novamente, as ervilhas cozinham muito rápido (se estiver em dúvida prove uma ervilhas para checar o cozimento). E pronto, sirva em pratos fundos ou cumbucas com o arroz!