Confesso que realmente sou fã do Bob Esponja, mas essa receita não tem nada a ver com isso. Apesar de sempre ficar com vontade de comer um hamburguer de siri toda vez que vejo o programa, nunca tinha pensado na ideia de realmente ir atrás da receita. Até que um dia desses, visitando uma feira gastronômica aqui em São Paulo eu provei um hamburguer de siri de verdade, oferecido pelas meninas do M.A.B. Gastronomia, e era maravilhoso.

Pesquisei algumas receitas e decidi fazer uma adaptação de uma receita básica de Crab Cake, um prato clássico americano, que normalmente é servido como um bolinho de aperitivo. O resultado é uma espécie de bolinho, frito e sequinho por fora e molhadinho por dentro.

Para servir, fiz um molho de iogurte com pepino e limão, porque acho que combina muito com frutos do mar e o cremoso do iogurte dá um ótimo contraste para frituras. Mas se quiser pode servir como bem entender, como com uma combinação clássica de alface, tomate e picles (como faz o Bob Esponja).

Outro toque especial na receita é a farinha de rosca japonesa, a Panko. Se tiver oportunidade, use! Ela deixa tudo muito mais crocante e sequinho. Senão pode usar farinha de rosca normal.

Hamburguer de SiriHamburguer de SiriHamburguer de Siri         Hamburguer de SiriHamburguer de Siri         Hamburguer de SiriHamburguer de Siri         Hamburguer de SiriHamburguer de SiriHamburguer de Siri

Hamburguer de Siri

Ingredientes
para 4 hamburguers

500gr de carne de siri descongelada
1 xícara de farinha de rosca ou panko + ½ xícara para empanar
2 col. de sopa de maionese
1 ovo
1 col. de sopa de mostarda
1 col. de sopa de molho inglês (opcional)
1 col. de sopa de tempero verde picadinho (salsa ou cebolinha)
sal e pimenta do reino
óleo para fritar
4 fatias de queijo prato ou mussarela
4 pães de hamburguers (branco ou integral)
Molho de Iogurte (receita logo abaixo)

Esprema a carne de siri em uma peneira ou escorredor, para tirar toda a água. Em uma tigela, misture todos os ingredientes do hamburguer com uma colher, com exceção da ½ xícara de farinha para empanar. Você deve conseguir uma consistência firme o suficiente para formar os hamburguers, faça um teste, se acha que ainda está muito úmido coloque um pouco mais de farinha. Mas com cuidado, a ideia é ficar meio úmido mesmo, para não ficar muito seco depois de cozidos.

Molde os hamburguers com as mãos. E coloque-os em uma tábua. Em um prato, coloque o restante da farinha de rosca/panko para empanar. Passe os hamburguers um por um na farinha, pressionando um pouco para ela grudar bem. Deixe descansar na geladeira por uns 10 minutos antes de fritá-los. Enquanto isso faça o molho de iogurte e aqueça os pães no forno (a 180ºC) ou em uma torradeira.

Aqueça o óleo em uma frigideira grande em fogo alto, não precisa encher a frigideira pois não é para fritá-los submersos. Coloque uma quantidade suficiente para que fique mais ou menos meio centímetro de óleo na frigideira.

Teste com um hamburguer para ver se o óleo está quente, se fizer barulho está bom. Abaixe o fogo para médio, coloque os hamburguers no óleo e frite até que fique dourado do lado de baixo. Vire-os e coloque uma fatia de queijo em cima de cada um. Vá checando até o outro lado estar bem dourado também e retire-os. Coloque um em cada pão e cubra com o molho de iogurte.

Molho de Iogurte

1 pote (170gr) de iogurte integral – de preferência não adoçado
casca de 1 limão sicilano
1 dente de alho
½ pepino japonês
sal

Corte o pepino japonês em cubinhos. Raspe a casca do limão sicilano. Descasque e rale o dente de alho. Misture todos estes ingredientes com o iogurte e tempere com uma pitada de sal.