Costelinha no Barbecue  Costelinha no Barbecue

Essa foi a receita que fiz junto com o Bueno, lá na cozinha dele, durante o jogo do Brasil contra o México, na Copa do Mundo. Como eu disse lá, foi uma receita inspirada em uma da Martha Stewart, com um resultado final espetacular. Suculentas, macias, praticamente iguais às do Outback, porém caseiras.

As costelas precisam de bastante tempo no forno para ficarem no ponto, com a carne macia e desgrudando do osso. E a passagem pela churrasqueira é bem rápida, só para tostar o exterior e caramelizar com o molho. Parece até desperdício fazer fogo para 10 minutinhos, mas vale a pena. E é lógico que você vai cozinhar todo o resto das carnes e acompanhamentos lá também.

A gente usou uma churrasqueira estilo americana, que é ideal para isso, já que a carne fica bem próxima do fogo. Mas numa convencional também funciona, só deixar a grelha bem baixa na hora da costela.

Costelinha no BarbecueCostelinha no BarbecueCostelinha no Barbecue  Costelinha no BarbecueCostelinha no BarbecueCostelinha no BarbecueCostelinha no BarbecueCostelinha no Barbecue  Costelinha no BarbecueCostelinha no BarbecueCostelinha no BarbecueCostelinha no Barbecue  Costelinha no BarbecueCostelinha no BarbecueCostelinha no Barbecue

Costelinha no Barbecue (Ribs on the Barbie)

Ingredientes
2 a 3 costelas suína
sal, pimenta do reino e alguma pimenta em pó mais forte como Peperoncino ou Pimenta Caiena
papel alumínio

Para o molho Barbecue
2 dentes de alho, ralados
1 col. de sopa de manteiga/margarina/azeite
400gr de ketchup
½ xícara de açúcar mascavo
½ xícara de vinagre branco
3 col. sopa de molho inglês
1 pitada generosa de pimenta caiena ou peperoncino (ou qualquer outra que usar para temperar a carne)
sal e pimenta do reino

Comece preparando o molho Barbecue: em uma panela, aqueça a manteiga/margarina/azeite e refogue o alho ralado por alguns minutinhos, cuidado para não queimar. Adicione todo o resto dos ingredientes, misture e espere ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por uns 5 minutos. Pronto.

Para a costela: tempere os dois lados de cada uma com sal e as pimentas. Esfregue bem os temperos com as mãos.

Embrulhe cada costela em papel alumínio, bem apertado. Leve as costelas ao forno, à 220ºC, por 2 a 3 horas, para ficar bem macia e desgrudando do osso (enquanto as costelas assam, pode fazer o fogo na churrasqueira com calma).

Tire as costelas do forno, retire do papel alumínio e espalhe uma camada generosa de molho em um dos lados. Com cuidado, leve à grelha, com o lado com molho virado para o fogo e espalhe molho no outro lado da costela.

Grelhe cada costela por mais ou menos 5 minutos de cada lado, até que ela fique tostada, e pegue aquele gosto defumado.

Assim que cozinhar dos lados é só servir, inteira se for sentar para comer, ou fatie as costelas e sirva individualmente. Bom churrasco!