Cozinha da Pati Petit

A Pati é uma das melhores cozinheiras que eu conheço! Minha musa inspiradora. Daquelas cozinheiras de mão cheia, que cozinha por instinto, que cozinha o que vier pela frente, sem medo ou receio, e sempre acerta. Cozinha de mãe, cozinha de amor, Cozinha Afetiva, como descreveu tão perfeitamente nossa amiga Kamilinha. É cozinha que transborda afeto e paixão em cada receita, em cada garfada. Petit não é o seu sobrenome, mas sim um apelido que a gente deu, levemente irônico, porque na sua cozinha nada é petit ou pequeno ou comedido, tudo é grande, é muito, é ótimo.

A Pati comanda o Pati Petit – Cozinha Afetiva, seu serviço de buffet e comidinhas por encomenda. O Petit é responsável por pratos que estão entre meus preferidos da vida, como a Torta de Frango (minha paixão eterna que eu finalmente aprendi a fazer), a Torta de Cenoura com Emmental, a Torta Ganache de Banana, o seu Purê de Mandioquinha perfeito com sua Carne de Panela inesquecível. Se ficou com vontade de algum deles pode encomendar aqui na página dela!

E a Pati agora tem um ajudante especial na cozinha, o Júlio, ou Julinho. Que agora faz parte do Petit, e participou ativamente do nosso dia de cozinha, revezando entre o colo da mãe, o meu colo e a TV tocando Palavra Cantada. E assim a cozinha da Pati, que já era afetiva, ficou infinitas vezes mais afetiva. Amor de mãe, cozinha de mãe!
Cozinha da Pati Petit         Cozinha da Pati Petit
Cozinha da Pati Petit

Uma tarde na cozinha da Pati é o suficiente para ver de verdade o amor dela pela cozinha. A atenção e o cuidado com cada detalhe (que muitas vezes chamava de chatice, de tão meticulosa), as risadas contagiantes, o bom humor e a alegria dentro da cozinha, tudo contribui para o resultado final espetacular. E é tudo no instinto, porque pra ela não existe “tempo de cozimento”, é tudo no cheiro, na cara, no gosto, no sentimento (tive que cronometrar tudo para poder passar as receitas).

E pra esse post, pedi pra ela me ensinar duas receitas. Uma é a sua Torta de Frango, que como falei é um dos meus pratos preferidos, e a da Pati sempre foi a campeã. Agora finalmente posso fazer em casa! A outra foi o seu Bolo de Milho com Coco, amarelinho, docinho e fofinho, sem igual!

Além dessas receitas, essa tarde me presenteou com esses retratos lindos, brigado Petit, brigado Julinho.

Cozinha da Pati Petit         Cozinha da Pati Petit
Cozinha da Pati Petit
Cozinha da Pati Petit
Cozinha da Pati Petit
Cozinha da Pati Petit
Cozinha da Pati Petit
Cozinha da Pati Petit