A Pati é uma das melhores cozinheiras que eu conheço! Minha musa inspiradora. Daquelas cozinheiras de mão cheia, que cozinha por instinto, que cozinha o que vier pela frente, sem medo ou receio, e sempre acerta. Cozinha de mãe, cozinha de amor, Cozinha Afetiva, como descreveu tão perfeitamente nossa amiga Kamilinha. É cozinha que transborda afeto e paixão em cada receita, em cada garfada. Petit não é o seu sobrenome, mas sim um apelido que a gente deu, levemente irônico, porque na sua cozinha nada é petit ou pequeno ou comedido, tudo é grande, é muito, é ótimo.
A Pati comanda o Pati Petit – Cozinha Afetiva, seu serviço de buffet e comidinhas por encomenda. O Petit é responsável por pratos que estão entre meus preferidos da vida, como a Torta de Frango (minha paixão eterna que eu finalmente aprendi a fazer), a Torta de Cenoura com Emmental, a Torta Ganache de Banana, o seu Purê de Mandioquinha perfeito com sua Carne de Panela inesquecível. Se ficou com vontade de algum deles pode encomendar aqui na página dela!
E a Pati agora tem um ajudante especial na cozinha, o Júlio, ou Julinho. Que agora faz parte do Petit, e participou ativamente do nosso dia de cozinha, revezando entre o colo da mãe, o meu colo e a TV tocando Palavra Cantada. E assim a cozinha da Pati, que já era afetiva, ficou infinitas vezes mais afetiva. Amor de mãe, cozinha de mãe!
Uma tarde na cozinha da Pati é o suficiente para ver de verdade o amor dela pela cozinha. A atenção e o cuidado com cada detalhe (que muitas vezes chamava de chatice, de tão meticulosa), as risadas contagiantes, o bom humor e a alegria dentro da cozinha, tudo contribui para o resultado final espetacular. E é tudo no instinto, porque pra ela não existe “tempo de cozimento”, é tudo no cheiro, na cara, no gosto, no sentimento (tive que cronometrar tudo para poder passar as receitas).
E pra esse post, pedi pra ela me ensinar duas receitas. Uma é a sua Torta de Frango, que como falei é um dos meus pratos preferidos, e a da Pati sempre foi a campeã. Agora finalmente posso fazer em casa! A outra foi o seu Bolo de Milho com Coco, amarelinho, docinho e fofinho, sem igual!
Além dessas receitas, essa tarde me presenteou com esses retratos lindos, brigado Petit, brigado Julinho.
Deixe uma resposta