Pão-Torrada de Alecrim

A receita de hoje é pra acompanhar a receita da semana passada. E qualquer outra receita de pastas, entradas e aperitivos. Ideal para quem gosta de organizar festas e eventos em casa.

Flatbreads! Uma espécia de mistura entre um pão e uma torrada, com pedaços macios e pedaços crocantes. A tradução seria algo como Pão Chato, mas me recuso a chamar assim. Então virou Pão-Torrada.

Eu praticamente não faço pão (nunca fiz), essa é uma das primeiras experiências, e a aconselho a todos. É fácil de fazer e bom pra caramba. Para aniversários, almoços, jantares, brunchs, eventos, queijos-e-vinhos, fondues, churrascos e qualquer outro tipo de encontro que envolva comida (todos, no meu caso). Então separe seu rolo de massa e mãos à obra. Se não tem rolo vai com uma garrafa de vinho mesmo, já que combina bem e já funciona como desculpa pra comprar o vinho (como se fosse necessário).

Pão-Torrada de AlecrimPão-Torrada de Alecrim         Pão-Torrada de AlecrimPão-Torrada de Alecrim         Pão-Torrada de AlecrimPão-Torrada de Alecrim         Pão-Torrada de AlecrimPão-Torrada de AlecrimPão-Torrada de AlecrimPão-Torrada de Alecrim

Pão-Torrada de Alecrim
inspirado nessa receita do Smitten Kitchen
rende 3 pães

Ingredientes
1 e ¾ de xícara de farinha de trigo
1 maço de alecrim
1 col. de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara de água
⅓ de xícara de azeite de oliva
sal grosso

Pré-aqueça o forno a 250ºC.

Separe alguns ramos de alecrim inteiros e pique o restante, até ter mais ou menos uma col. de sopa de pedacinhos de alecrim.

Em uma vasilha, misture a farina, o alecrim picado, o fermento e o sal.

Faça um buraco no centro da vasilha e adicione a água e o azeite de oliva. Vá misturando aos poucos com uma colher de pau até conseguir uma massa uniforme. Tranfira para uma superfície com um pouco de farinha e sove a massa levemente algumas vezes.

Forme uma bola e divida em 3 parte iguais. Separe uma e embrulhe as outras em plástico filme até a hora de usar.

Abra a massa em cima de uma folha de papel manteiga, com um rolo de massa ou uma garrafa de vinho (funciona super bem), até ficar fina e com mais ou menos 25cm de diâmetro. Pincele com um pouco de azeite de oliva e jogue algumas folhas de alecrim e sal grosso.

Escorregue a folha de papel manteiga com a massa para uma assadeira e leve ao forno por mais ou menos 10 a 20 minutos, até que ela fique com as bordas levemente queimadas.

Retire do forno e repita a operação com os outros 2 pedaços de massa.

Espere esfriar um pouco e o pão irá descolar do papel facilmente, quebre em pedaços e sirva.