Sopa de Tomate e Cheddar

Seguindo com as receitas de inverno, uma nova sopa maravilhosa. Sopa de Tomate é algo que descobri já muito adulto, e sempre tive um pouco de receio, mas desde a primeira vez que provei já amei. Para mim, a ideia sempre foi um tanto quanto incomum, tanto quanto comer um molho de tomates com colher, mas para os americanos Tomato Soup com Grilled Cheese (queijo quente) é um clássico, e agora sei que é um que vale a pena experimentar!

Mas eis que então, depois de já ter feito algumas versões da sopa, em uma viagem à Nova York, eu provei uma Tomato Cheddar Soup no Dean & DeLuca e aí sim me apaixonei completamente. Uma das melhores sopas que eu já tomei na vida, um creme com tomates assados, gosto de cheddar, cremosa e muito bem temperada.

Decido a fazer a minha própria versão em casa, saí em busca de receitas inspiradas nela, e apresento aqui a minha versão. O gosto ficou realmente parecido. E por favor, faça um queijo quente para comer junto. A combinação é sensacional e ideal para um jantar de semana numa noite fria e chuvosa.

Existem algumas dicas para se fazer uma boa sopa de tomates. Uma é evitar temperos como manjericão e orégano, para que ela não fique com gosto de molho de tomate ou de pizza. Outra é usar tomates bons e assá-los antes de fazer a sopa, isso deixa um gosto muito bom, e, de novo, diferente de um molho de tomate. E por fim, assim como toda sopa, tente usar um caldo de frango ou legumes caseiro, faz toda a diferença, além de ser bem mais saudável.

Sopa de Tomate e CheddarSopa de Tomate e CheddarSopa de Tomate e Cheddar  Sopa de Tomate e CheddarSopa de Tomate e CheddarSopa de Tomate e CheddarSopa de Tomate e Cheddar  Sopa de Tomate e CheddarSopa de Tomate e Cheddar

Sopa de Tomates Assados e Cheddar com Queijo Quente
para 4 pessoas

Ingredientes
5 a 6 tomates médios
1 cebola
4 dentes de alho
500 a 700ml de caldo de legumes ou de frango (de preferência caseiro)
4 fatias de queijo cheddar
100ml de creme de leite (opcional)

Para o Queijo Quente – fatias de pão, cheddar e mozarela ou prato e manteiga

Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre uma assadeira com papel alumínio.

Corte os tomates ao meio, separe os dentes de alho e descasque as cebolas e corte-as em 4. Disponha tudo na assadeira, regue com azeite de oliva, sal e pimenta do reino.

Leve ao forno por 40min a 1hora, até que os tomates comecem a dourar.

Retire do forno coloque tudo dentro do liquidificador (esprema os dentes de alho para fora da casca antes). Adicione grande parte do caldo e bata. Vá adicionando o resto do caldo até obter a consistência que quiser, mais cremosa ou mais líquida. Por fim adicione o creme e o cheddar e bata até misturar tudo. Prove a juste o sal e pimenta. Transfira para uma panela para reaquecer.

Por fim, prepare o Queijo Quente. Faça os sanduíches com os queijos e passe manteiga nos dois lados. Leve à uma frigideira ou sanduicheira até dourar e derreter o queijo. Sirva com a sopa quente.