A receita de hoje é sobre um dos meus jeitos preferidos de cozinhar e de comer frango. Gosto pela versatilidade e gosto pela forma de cozimento. É uma receita ótima para jantares, já que você tem um trabalhinho no início e depois tem meia hora livre para pensar no resto dos pratos – ou pra beber algumas taças de vinho com os amigos e não pensar em nada até que tudo fique pronto.

Acho versátil porque, pegando o jeito de fazer, você pode mais ou menos fazer a receita com o que preferir ou tiver em mãos. Essa combinação de tomates e cebolas é excelente pois os tomates soltam um pouco de suco, fazendo um molho, e as cebolas ficam adocicadas e macias. Mas também já fiz experiências ótimas com cenouras, batatas (pré-cozidas), abóboras, ou seja, o céu é o limite. O mesmo vale para os temperos, se não tiver ou não quiser alecrim, pode ser com tomilho, ou com sálvia, ou com manjerona, ou com qualquer outra erva fresca ou seca que quiser.

Já essa forma de cozimento deixa o frango exatamente como eu amo: pele crocante por fora e carne suculenta por dentro. Refogando os pedaços de frango antes na frigideira garante a casquinha maravilhosa, enquanto que assar ele depois deixa a carne macia e no ponto. Foi por essa pele crocante que essa receita me conquistou. Já tive experiências péssimas com outras receitas de frango assado, onde a pele ficava mole e sem graça. Essa receita garante uma casquinha quase perfeita. Admito que acho uma das coisas mais saborosas da vida, e como Nigella já disse tão sabiamente “se você não aguenta a pele, não merece o frango”, amém!

Frango Assado com Tomates e CebolasFrango Assado com Tomates e CebolasFrango Assado com Tomates e CebolasFrango Assado com Tomates e Cebolas  Frango Assado com Tomates e Cebolas

GIF FRANGO ASSADOFrango Assado com Tomates e CebolasFrango Assado com Tomates e CebolasFrango Assado com Tomates e Cebolas

Frango Assado com Tomates e Cebolas
para 4 pessoas

Gosto muito de usar coxa e sobrecoxa para esse prato, mas se quiser pode incluir pedaços de peito também, o cálculo que faço é mais ou menos 2 pedaços por pessoa. Tento deixar o frango marinando por um tempo antes, tipo 15-30min, para garantir mais sabor, mas se não tiver tempo não precisa, pode temperar e cozinhar direto.

Ingredientes
8 pedaços de frango – coxa, sobrecoxa ou peito
alguns ramos de alecrim fresco
300gr de tomatinhos – cereja, sweet grape, etc
300gr de mini-cebolas ou 2 cebolas grandes cortadas em 4
alguns dentes de alho

Tempere o frango com sal, pimenta do reino, metade das folhas de alecrim e alguns fios de azeite de oliva. Misture bem e deixe descansando por um tempo.

Lave os tomates e descasque as cebolas.

Pré-aqueça o forno a 220ºC.

Aqueça bem uma frigideira e refogue os pedaços de frango em partes, começando com a parte da pele para baixo, até que ela fique bem dourada, vire-os e cozinhe do outro lado também, uns 5 a 8 minutos no total. Transfira para uma assadeira grande e repita com o restante do frango.

Organize os pedaços de frango, adicione os tomatinhos, as cebolas e os dentes de alho com casca. Jogue o restante do alecrim por cima, regue com alguns fios de azeite e mais uma pitada de sal, principalmente os tomates e cebolas, e leve ao forno, por mais ou menos 35-45min, até que o frango esteja cozido e os tomates e cebolas dourados. Sirva com arroz, legumes ou uma bela salada.