Sou muito fã de nozes no geral, pecãs especialmente. Caramelizadas então, é meu fraco. Posso comer um pote inteiro sozinho, se não me controlar. E não posso passar na frente de um Nutty Bavarian que eu preciso comprar (aquelas barracas que vendem em shoppings e aeroportos). Até que descobri essa receita e aprendi a fazer as minhas próprias! Caramelizadas, crocantes, doces, com um toque de canela. Espetáculo. Impossível comer uma só, mesmo.
O legal de fazer você mesmo é que você pode fazer com a mistura de nuts que quiser. Só um tipo, ou dois, ou três, ou cinco, como eu sempre faço – Nozes, Pecãs, Amêndoas, Castanha do Pará e Castanha de Cajú. E não sei dizer qual delas eu acho melhor. Todas ficam incríveis. O preço delas pode ser um pouco desestimulante, elas andam muito caras no mercado, mas vale a pena. Duvido durar mais de um dia na sua casa.
A receita original pede um pouco de pimenta caiena, para deixá-las doces e apimentadas também, mas eu sinceramente já tentei e não senti muita picância então nunca mais usei. Mas se quiser testar, fique à vontade.
Nuts Caramelizadas
adaptada do Smitten Kitchen
rende 500gr
* Se não tiver um medidor exato de terços de xícaras sem problemas. O importante é ter no final 1 xícara cheia da mistura dos dois açúcares, na proporção um terço do mascavo e dois terços do cristal.
** É importante usar uma assadeira antiaderente para essa receita, já que as nuts grudam muito, muito mesmo. A receita original pede papel manteiga, mas sempre que usei papel os nuts grudaram nele e foi uma desgraça. Depois que terminar a receita deixe a assadeira de molho na água para soltar o açúcar cristalizado.
Ingredientes
⅓ xícara de açúcar mascavo
⅔ xícara de açúcar cristal (não o refinado)
1 col. de chá de sal
1 col. de chá de canela
uma pitada de pimenta caiena ou outra pimenta ardida em pó
1 clara de ovo
1 col. de sopa de água
500gr de uma mistura de nuts (nozes, pecãs, amêndoas, castanha do cajú e castanha do pará)
Aqueça o forno à 180ºC.
Misture bem os açúcares, o sal, a canela e a pimenta (se estiver usando), e reserve.
Bata o ovo e a água com uma batedor de arames ou garfo, até que esteja espumoso, mas não muito duro.
Adicione as nuts e misture bem para que todas se cubram com as claras.
Espalhe a mistura de açúcar sobre elas e misture bem.
Transfira para uma assadeira antiaderente e leve ao forno. Asse por 30 a 45 minutos, (a receita pede 30, eu sempre deixo 45), mexendo umas duas vezes durante o cozimento. Não espere elas ficarem sequinhas no forno, elas só precisam não estar mais com líquido ao redor e começando a grudar na forma. Elas só vão ficar crocantes mesmo uns bons minutos depois de ter saído do forno, então não se desespere.
Assim que retirar do forno transfira para um prato, assadeira ou pote para evitar que elas grudem na assadeira. Espere esfriar completamente e guarde em um pote fechado. Dura um mês, mas ficará menos crocante com o tempo, então coma logo!
14 de maio de 2015 at 19:51
Olá Dal Bo,
quando você fala pra espalhar a mistura de açucar sobre os nuts, é pra ser feito já na forma direto ?ou misturo na vasilha que estiver a açucar e depois transfiro pra forma?
abraço
15 de maio de 2015 at 12:18
Ou Luiz! É pra espalhar sobre as nuts na vasilha mesmo. Misturar bem e depois transferir para a forma. Abraço e boa cozinha aí 😉
25 de junho de 2015 at 01:29
Olá, Dal Bó,
Sabe me dizer qual é o produto que espalha aquele cheiro no corredor do shopping, pq fiz e ficou muito bom, mas não espalhou aquele cheiro todo!
Grato
Marcelo Marcos
29 de junho de 2015 at 23:42
Oi Marcelo. Pior que não sei, deve ser pela grande quantidade que eles fazem, mais algum aromatizando artificial, provavelmente. Pelo menos ficou bom. Abraço!
7 de fevereiro de 2016 at 17:56
Não seria algum licor?
24 de julho de 2015 at 18:51
Parabéns pelo blog e pela forma que vc explica as receitas, gosto da sua sinceridade! Te conheci por intermédio do Projeto Banquete.
Um beijo e continue com o ótimo trabalho.
24 de julho de 2015 at 22:36
Obrigado Stephanie 🙂 Que bom que gostou do blog. Beijo, Angelo!
16 de setembro de 2015 at 16:01
Coloque o cravo em pó junto com a canela ele faz sair aquele cheiro dos shopping mas pouco ou fica ruim!
24 de setembro de 2015 at 14:08
Hummm vou testar com cravo em pó! Nunca usei nessa receita. Valeu Simone 😉
20 de outubro de 2015 at 18:07
Estou absolutamente apaixonada com o seu blog. Tenho vontade de fazer todas as receitas.me perco nas suas fotos e fico encantada como você posta as receitas. Parabéns e vida longa a essa pagina maravilhosa. beijos
23 de outubro de 2015 at 15:48
Muito muito obrigado Beatriz. Um beijo, Angelo 🙂
2 de novembro de 2015 at 16:56
Adorei a receita. Não tinha a assadeira antiaderente e fiz num refratário de vidro (pirex). Deu certo.
3 de novembro de 2015 at 20:56
Que bom Paula! 😉
15 de novembro de 2015 at 21:56
Pode colocar um pouco de noz moscada que confere um sabor e perfume maravilhosos.
5 de abril de 2016 at 02:46
Minha nooossa, deu agua na boca, mas parece complicadiiim que é uma beleza hahahaha. E fica difícil de encontrar esses “Nuts”né?
30 de agosto de 2016 at 12:28
Compro alguns nuts a granel no site Homem da Terra. Eles entregam em todo o Brasil
9 de outubro de 2016 at 16:07
Angelo sera que posso usar a mesma receita e usar amendoim no lugar das nuts???? Obrigada!!