Sopa de Capeletti é a sopa clássica da Serra Gaúcha, e a sopa da minha infância. No mínimo uma vez por semana ela fazia parte do cardápio da família. Aproveitei os extraordinários capelettis caseios que peguei com Nona Odila e Nona Eva, lá em Torino, e fiz uma bela sopa em casa.
Além do capeletti, o segundo ponto importante para uma boa sopa é o caldo. Ele que dá gosto a tudo, por isso é fundamental. Quem me passou essa receita de caldo foi minha vó, que já cozinhou pra mim aqui nesse post. Ela faz uma das melhores sopas de capelettis, na minha opinião, e consegui recriar ela quase igualzinha (mas sem aquele toque mágico de vó). Mas na realidade não é difícil e não tem tanto segredo. O fundamental é usar carne com bastante gosto, como falo logo abaixo. A carne que sobra do cozimento do caldo é sempre servida junto com a sopa lá no sul, o que a gente chama de Carne Lessa.
Nas fotos servi a sopa com fatias de Pien, que nada mais é que o próprio recheio do capeletti puro, que é cozido dentro da sopa envolto em papel alumínio. Essa receita vai ficar pra outro post, porque ainda preciso fazer e testar algumas vezes.
Sopa de Capeletti
para 4 a 6 pessoas
Ingredientes
500gr de capeletti
600gr de pedaços de frango: coxa, sobrecoxa e peito
400gr de carne de vaca: ponta de peito, paleta ou músculo, carnes duras com gordura e osso
1 cebola
4 litros de água
2 col. de sopa de sal
Tire a pele dos pedaços de frango. Descasque a cebola e corte em 2.
Em uma panela grande, coloque o frango, a carne e a cebola e cubra com os 4 litros de água. Adicione o sal e misture.
Leve ao fogo médio por mais ou menos 2h e meia, 3h. Até que a carne de vaca esteja bem cozida e macia. Teste com um garfo. Se quiser pode fazer em uma panela de pressão, cozinhando por um pouco menos de 1 hora.
Ao final de cozimento a quantidade de água diminuirá bastante, por isso se achar necessário adicione mais 1 litro de água fervendo para completar e deixe ferver mais alguns minutos.
Retire do fogo e passe por um coador, para limpar o caldo. Teste o sal e adicione mais a gosto.
Transfira de volta a uma panela e leve ao fogo médio para ferver. Adicione os capelettis e cozinhe até que eles estejam al dente, 5 a 10 minutos se forem caseiros (se forem industrializados siga as instruções da embalagem).
Sirva com pão, queijo ralado e os pedaços de carne cozidos, a carne lessa.
18 de março de 2015 at 22:27
Hum!!! delicia.vou testar
30 de maio de 2016 at 23:50
Sem dúvida, está é a verdadeira sopa de capeletti feita na zona colonial italiana na Serra gaúcha! Parabéns!
17 de agosto de 2016 at 13:27
Amo