Mais uma daquelas receitas que me surpreenderam. Uma pasta com sabor de alho, mas nada de bafo de alho! Quase adocicada, mas levemente ardida também.

Eu gosto muito de alho, de verdade, mas não aguento aquele gosto forte e amargo do alho cru, que gruda na boca e te acompanha o resto do dia. Já perdi a conta de quantas vezes já experimentei esses patês de alho e me arrependi depois. Logo depois e horas depois também. Mas com essa é diferente, bem diferente. O alho, quando assado, fica adocicado (assim como a cebola que carameliza), e com isso ele mantém o seu sabor de alho, mas perde toda o seu amargo, ou o bafo.  E por isso essa pasta fica uma delícia com torradas, sanduíches, filés de frango, legumes e por aí vai.

A base da receita segue o mesmo padrão da minha Pasta de Cebola Caramelizada, cream cheese e um pouquinho de maionese para soltar. Ou seja, se funciona com cebolas e com alhos, pode funcionar com outras combinações de sabores, então fique à vontade para testar novas ideias. Tomates secos, azeitonas, queijo com ervas. Possibilidades infinitas!

PS: essa é mais uma das receitas que vou levar para vender no Encontro da Primavera, esse Sábado e Domingo (20 e 21), na Casa Samambaia, na Vila Madalena.  Se estiver em São Paulo passa lá pra ver o Cozinha Dal Bó. Mais infos aqui.

Pasta de Alho AssadoPasta de Alho Assado  Pasta de Alho AssadoPasta de Alho AssadoPasta de Alho AssadoPasta de Alho Assado  Pasta de Alho AssadoPasta de Alho Assado

Pasta de Alho Assado

Ingredientes
uma cabeça de alho
azeite de oliva
sal e pimenta do reino
300gr de cream cheese
3 col. de sopa de maionese

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Corte a “tampa” da cabeça de alho, inteira mesmo, sem tirar a casca. Coloque sobre um quadrado de papel alumínio. Tempere com sal e pimenta do reino e regue com alguns fios de azeite de oliva. Faça uma trouxinha com o papel alumínio, vendando bem o alho dentro. Leve ao forno dentro de uma assadeira (caso ele vase), e asse por 1 hora.

Retire o cream cheese da geladeira, para amolecer.

Assim que o alho estiver pronto – bem macio e levemente marrom – retire do papel alumínio e espere ele esfriar um pouco. Enquanto ele esfria coloque em uma tigela o cream cheese e a maionese. Quando conseguir pegar o alho na mão, esprema os dentes pra fora da casca na tigela, isso deve ser bem fácil.

Com um batedor de arames ou um garfo, misture tudo com força, amassando bem os dentes de alho para eles se desmancharem. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Leve à geladeira até a hora de usar. Fica bom por uma semana, ou até mais para a falar a verdade.