Esta é uma das receitas que fizeram parte da primeira edição do zine de lançamento do Projeto Quatro, uma parceria entre o Cozinha Dal Bó e a FLO atelier botânico. Um projeto que nasceu da paixão pelo trabalho manual, pela natureza e pelas coisas simples. Inspirados nas estações, começamos com a Primavera, e tudo que ela representa. Todas as fotos deste post fazem parte da publicação.

Tangerinas, bergamotas ou mexiricas. São uma fruta típica do inverno, mas também do início da primavera. Por isso decidimos colocar ela como a protagonista do fechamento da edição da Primavera. Doces de tangerina não são muito comuns, e por isso esse é tão surpreendente. O recheio é quase que um creme de ovos com sabor da fruta, com a cobertura de chocolate amargo, uma combinação sensacional.

Além disso, essa torta tem um sabor muito especial para mim, pois foi um dos primeiros doces mais “complexos” que aprendi a fazer, uns belos anos atrás. A receita original veio de um livro de receitas de restaurantes de Nova York, e essa era do ‘Cesca, um restaurante italiano no Upper West Side. Nunca conheci o restaurante, nem sei se essa sobremesa ainda esta no cardápio, mas virou um clássico do meu repertório de receitas e da minha história na cozinha.

Torta de TangerinaTorta de Tangerina  Torta de TangerinaTorta de Tangerina  Torta de TangerinaTorta de TangerinaTorta de TangerinaTorta de Tangerina  Torta de TangerinaTorta de Tangerina  Torta de TangerinaTorta de TangerinaTorta de Tangerina  Torta de TangerinaTorta de TangerinaTorta de TangerinaTorta de Tangerina

Torta de Tangerina

Ingredientes

Para a Base
120gr de manteiga sem sal, gelada
½ xíc. de açúcar de confeiteiro
2 gemas
1 e ½ xíc. de farinha de trigo
raspas da casca de 1 tangerina

Para o Recheio
1 colher de sopa de maisena
¾ de xíc. de açúcar
3 ovos
1 gema
raspas da casca de 1 tangerina
½ xíc. (120ml) de suco de tangerina fresco (2 tangerinas)

Para a Cobertura
½ xíc. (120ml) de creme de leite
120gr de chocolate amargo

Base

Num processador de alimentos, pulse a manteiga, o açúcar e as gemas até ficar homogêneo (mas não processe demais).

Adicione a farinha e as raspas da casca, pulsando, e raspando os lados do pote se necessário, até que a massa fique úmida e comece a formar uma bola.

Junte a massa em um disco achatado, embrulhe em plástico filme e refrigere por uma hora (ou até dois dias).

Polvilhe uma superfície lisa com farinha e abra a massa com um rolo. Transfira para uma forma de fundo removível, dobre o que sobrou para dentro e retire os excessos. Fure a torta com um garfo em diversos lugares e leve ao congelador por meia hora antes de assar. Pré-aqueça o forno a 220ºC.

Leve a massa ao forno e asse até que escureça levemente e esteja firme ao toque (se a massa formar uma bolha, fure-a com um garfo). Enquanto ela assa, prepare o recheio.

Recheio

Misture a maisena e o açúcar em uma tigela pequena.

Coloque água para ferver em uma panela.

Em uma outra tigela (de vidro ou metal), bata os ovos, a gema, as raspas e o suco até combinados (não bata demais). Adicione a maisena e o açúcar e misture.

Cozinhe em banho maria, mexendo sempre com uma colher de pau, até que o recheio engrosse um pouco.

Despeje a mistura na base da torta e leve ao forno por mais 5 a 10 minutos ou até que o recheio tenha assentado completamente. Deixe esfriar enquanto prepara a cobertura.

Cobertura

Pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque em uma tigela à prova de calor. Numa panela pequena, ferva o creme de leite levemente em fogo médio.

Despeje o creme sobre o chocolate e deixe descansar por 1 minuto. Com uma espátula, mexa a mistura em movimentos circulares até que a ganache fique bem homogênea.

Deixe esfriar alguns minutos e despeje sobre o recheio.