Esse é o prato que meu amigo Gui Poulain, do Moldando Afeto, fez quando visitou a minha cozinha. Um prato que ele fez inspirado em uma viagem para a Grécia. Sem dúvida uma das melhores almôndegas que eu já comi na vida! A beringela deixa elas macias e com um sabor muito diferente. Assim como queijo de cabra e o hortelã dão aquele gosto de prato grego. Junto com um fettuccine al dente e um molho de tomate bem pedaçudo. Espetacular!
Almôndegas Gregas
para 4 pessoas
Ingredientes
500gr de fettuccine
2 beringelas
1 cebola roxa
4 tomates
500gr de carne moída
100gr de queijo feta (ou algum outro queijo de cabra)
2 dentes de alho
raspas da casca de ½ limão siciliano
um punhado de salsinha
algumas folhas de hortelã
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Lave as beringelas e pique-as em pedaços. Coloque em uma assadeira, tempere com sal, pimenta do reino e alguns fios de azeite. Misture tudo e leve ao forno, por meia hora.
Enquanto isso faça o molho de tomate. Comece tirando a casca deles. Ferva água em uma panela média. Com uma faca, faça um X nos tomates e coloque-os na água fervendo por uns 2 minutos. Retire com uma escumadeira e passe na água correndo. Retire a casca dos tomates e pique-os.
Pique a cebola roxa. Aqueça uma panela com uns fios de azeite e refogue a cebola por alguns minutos, até quase dourar. Adicione os tomates e refogue, por uns 10, 15 minutos. Eles não precisam desmanchar, o ideal é que fiquem uns pedaços meio grandes mesmo. Tempere com sal e pimenta do reino, e adicione umas folhas de manjericão, se tiver por perto. Reserve para depois.
Coloque a água da massa para ferver enquanto prepara as almôndegas.
Amasse a beringela assada com as mãos. Adicione a carne moída, o queijo feta/cabra ralado, as raspas da casca do meio limão siliano, rasgue as folhas de salsinha e hortelã com as mãos, rale os dentes de alho e tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Misture tudo muito bem com as mãos e forme as almôndegas.
Pegue uma frigideira grande e cubra o fundo levemente com óleo. Aqueça bem e refogue as almôndegas, algumas por vez, mexendo e virando elas de vez em quando, com cuidado, até que estejam douradas de todos os lados e cozidas por dentro. Transfira para uma assadeira e frite as restantes.
Quando estiver na última leva coloque o macarrão para cozinhar. Assim que ficar pronto, escorra e misture o molho de tomate (se o molho estiver frio aqueça um pouco antes). Sirva com as almôndegas quentinhas e algumas folhas de manjericão.
12 de fevereiro de 2015 at 13:26
meu deus q delicia! salivando aquiiii!!! :P””””
e o alho? é pro molho ou pra almondega? posso/quero botar em tudo!? srs
12 de fevereiro de 2015 at 13:51
É na almôndega amigo!!! Esqueci de colocar! Já arrumei. Brigado!!!
29 de junho de 2015 at 18:42
Olá moço, como vai?
Gostaria de saber quanto tempo duram, se congeladas.
Abs
29 de junho de 2015 at 23:45
Oi Letícia, deixa eu ver.
Se você fala delas cruas, antes de refogar, acredito que alguns meses.
Se você fala delas prontas, acho que aí bem menos.
Ajudei?
Abraço, Angelo
20 de julho de 2016 at 15:01
Bom dia!
Onde eu moro há pouca oferta de queijo de cabra, o que os torna bem caro. Poderíamos substituí-lo por outro tipo de queijo (quanto à textura)?
Obrigada!
20 de julho de 2016 at 22:07
Oi Raquel. Hmm eu sei.. queijo de cabra é complicado mesmo. Até aqui em São Paulo que tem procura ele continua caro. O importante do queijo nessa receita é mais o sabor do que a textura em si. Então o que dá pra fazer é substituir por um pouco de queijo parmesão mesmo. O ideal é um queijo que derreta mas que não seja tão mole. Acho que parmesão vai ficar ótimo! Boa sorte na cozinha 😉