O carnaval passou. E ao invés de fazer uma receita leve e desintoxicante decidi seguir com as comemorações e fazer esse Brownie com Doce de Leite! Nada melhor que um pouco (muito) de glicose para ajudar nesses dias cinzas depois dos confetes.
Depois daquele maravilhoso e magnífico Cheesecake, resolvi usar o Dulce de Leche uruguaio que sobrou no pote para outra receita. Depois de debater entre um bolo crocante com nozes e esse brownie, optei por esse brownie, porque não tinha como não optar por ele.
Se você está com medo de que ele fica muito doce: sim, ele fica um pouco, mas o negócio é usar um chocolate bem amargo, tipo o que eu usei, belga 70% de cacau. Aí o contraste entre o chocolate amargo e o doce de leite fica sensacional.
Brownie de Doce de Leite
adaptada de uma receita do David Lebovitz
Esses ingredientes são para uma forma quadrada pequena, de 20cmx20cm. Se quiser fazer em uma assadeira retangular normal é só dobrar as quantidades de tudo.
Ingredientes
100gr de manteiga sem sal
170gr de chocolate amargo
¼ de xícara de cacau em pó (4 col. de sopa)
3 ovos
3/4 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de doce de leite (300gr)
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Separe uma assadeira e forre com papel alumínio.
Coloque uma panela com água para ferver. Coloque por cima uma tigela de vidro ou metal e derreta a manteiga com o chocolate.
Retire do fogo e adicione o cacau. Bata bem com um batedor de arames. Adicione o açúcar e misture bem. Depois os ovos, um de cada vez. Por fim a farinha. Bata levemente e termine de misturar com uma espátula.
Despeje metade da massa na forma. Cubra com metade do doce de leite e, com uma faca sem ponta, faça espirais para misturar um pouco. Cubra com o restante da massa e despeje o restante do doce de leite em colheradas. Faça mais espirais, tentando jogar um pouco de massa por cima do doce de leite, sem misturar muito.
Leve ao forno por 30 a 35 minutos. Até que ele tenha ficado levemente firme nas bordas, cuidado para não assar demais (o meu podia ter saído do forno uns 5 minutos antes). O doce de leite vai estar borbulhando, é normal, quando esfriar ele volta ao normal. Espere esfriar e guarde na geladeira. Ou coma tudo na hora!
22 de fevereiro de 2015 at 23:00
gosto muito do seu site e de muitos da área gastronômica é um dos que me chama muita atenção, gosto das fotos das dicas do trabalho que faz está de parabéns 🙂
O blog do Armazem vai estar sorteando um livro no dia 08 de março, Pra concorrer é so entrar no link e participar
http://armazemdochef.blogspot.com.br/2015/02/livro-selecao-brasileira-de-gastronomia.html
25 de fevereiro de 2015 at 19:14
Que legal! Valeu Bruno. Obrigado mesmo 🙂
4 de março de 2015 at 13:39
Já tinha feito este brownie e, ó, bem bom! E vc está certo, o negócio é usar chocolate amargo mesmo, para dar uma equilibrada no doce de leite.
4 de março de 2015 at 18:24
Com certeza Mariana! Senão não tem como 😛
27 de março de 2015 at 15:14
Oi, Dal Bó! Caraca, nunca comi um brownie tão bom! Essa foi minha segunda experiência na cozinha e tinha tudo para dar errado, eu e uma amiga derrubamos o saco todinho de açucar rs Mas, no final deu tudo certo, quando botamos no forno o cheiro subiu tão rápido! Levei para a faculdade e todo mundo amou! Adoro suas receitas, são práticas e fáceis! Minha próxima ida a cozinha resultará (eu espero) nos seus cookies de limão! Parabéns, pelo blog!
28 de março de 2015 at 16:45
Oi Manoela! Que demais!!! Que bom que gostou do blog e que muito bom que a receita deu certo, mesmo com a bagunça hahaha.. Quero saber como ficaram os cookies. Valeu! Beijos, Angelo 🙂
3 de abril de 2015 at 16:51
Eu fiz Angelooooooooo!!!Ficou divino!Parabens pelo blog,pegando varias dicas aqui!Arrasou!!Bjaoooo
10 de abril de 2015 at 14:00
Uhuuuulll!!! Que demais Lovani!!! 😀 😀 😀
11 de junho de 2015 at 00:29
Eu de novo! kkk Pra desenformar você espera esfriar? Obrigada (mais uma vez).
12 de junho de 2015 at 18:55
Oi de novo 🙂 Eu sempre espero esfriar. Além de preferir comer ele frio, acho mais fácil pra desenformar. Desgruda do papel alumínio bem fácil e não corre o risco dele quebrar todo. Mas se estiver com pressa e quiser comer quentinho pode tirar antes. Beijo!
9 de agosto de 2016 at 23:02
Oi! Sexta feira farei essa receita naquelas marmitas de alumínio, gostaria de saber se preciso untar a forma. (Segundo a empresa que produz a embalagem, não)
11 de agosto de 2016 at 14:10
Oi Nathália. Hmm acho que nunca assei brownie em uma forma dessas. Mas eu acho que não precisa não, porque o brownie tem bastante manteiga, então ele acaba soltando da forma bem fácil. E já que a empresa diz que não precisa acho que não precisa mesmo. Mas de repente faz um teste com uma antes de fazer todos. Aí se grudar um pouco pode colocar um pouquinho de manteiga ou óleo e pronto. Boa sorte. Beijo 😉
11 de janeiro de 2017 at 23:45
Parabéns pelas fotos, ficaram lindas!