Essa foi uma das receitas que a Mari cozinhou lá na cozinha dela. Mais um excelente risoto para minha coleção de receitas (muito feliz porque risoto é um dos meus pratos preferidos). Pra quem acha que figo é só pra doce se engana muito. Ele fica muito sensacional em pratos como esse. Misturando alguns no meio do preparo eles desmancham um pouco e se misturam com o arroz. E os gomos caramelizados por cima dão ainda mais sabor e um docinho delicado. Receita ótima pra acompanhar o Filet Mignon ao Vinho do Porto que a Mari preparou também, ou qualquer outra receita de carne.

Risoto de Figo  Risoto de FigoRisoto de FigoRisoto de FigoRisoto de Figo  Risoto de FigoRisoto de FigoRisoto de FigoRisoto de Figo  Risoto de FigoRisoto de FigoRisoto de FigoRisoto de Figo  Risoto de Figo

Risoto de Figos
para 6 pessoas

Ingredientes
1 litro de caldo de galinha ou de legumes (de preferência caseiro)
1 cebola média
500gr de arroz arbóreo ou carnaroli
1 taça de vinho branco
1 col. de sopa de manteiga (com ou sem sal)
um punhado de queijo parmesão ralado na hora
8 figos frescos
1 col. de sopa de açúcar

Aqueça o caldo e deixe-o em uma panela em fogo baixo.

Corte 3 figos em 4 gomos, pelo comprido, para carmelizar e servir por cima do risoto. O restante dos figos, corte em pedaços menores, para dicionar ao risoto no cozimento.

Pique a cebola. Em uma panela grande e larga, aqueça uns fios de azeite e refogue a cebola até começar a dourar.

Jogue o arroz na panela, aumente o fogo e refogue por alguns minutos, até que ele comece a ficar translúcido. Despeje o vinho branco na panela e mexa até que o líquido seja absorvido.

Abaixe o fogo e adicione uma concha de caldo e uma pitada de sal e misture tudo.

Agora começa a etapa do cozimento do risoto. Com paciência, vá adicionando uma concha de caldo de cada vez sempre que o risoto absorver o líquido. Não deixe ele grudar no fundo da panela.

Depois de uns 5 minutos de cozimento, adicione os figos picados (menos os em gomos).

Enquanto o risoto cozinha, caramele os gomos de figo. Aqueça um pouco de manteiga em uma frigideira pequena, adicione os figos e salpique o açúcar por cima. Refogue alguns minutos só pro açúcar derreter. Reserve.

Quando o arroz estiver cozido desligue o fogo. Adicione uma última concha do caldo, a manteiga e o queijo parmesão. Misture tudo, prove e ajuste o sal e a pimenta do reino. Tampe a panela, espere um ou dois minutos e pronto. Sirva na hora com os gomos de figo caramelizados.

Depois de um tempo ele vai começar a secar e perder a consistência do verdadeiro risoto. Então se precisar aquecer novamente, adicione uma ou duas conchas do caldo ou de água, para ele voltar à consistência perfeita.