Cuscuz marroquino é um dos meus acompanhamentos preferidos. É fácil e ridiculamente rápido de fazer. Puro já acho uma delícia, aqueles grãos amarelos meio macios mas soltinhos. E extremamente versáteis! Já testei mil combinações de sabores e ingredientes com ele: cenouras assadas, nozes e iogurte; iscas de filé e brócolis; tomate cereja, pepino e hortelã; camarão, cebolinha e limão siciliano; e por aí vai. Mas acho que essa é minha combinação preferida. Uma mistura perfeita de sabores e de texturas diferentes: o doce macio das passas, o crocante tostado das amêndoas e o agridoce caramelizado das cebolas. Perfeito para acompanhar um prato de carne, peixe ou frango; como uma salada de entrada; e até como um prato principal vegetariano.
Cuscuz Marroquino com Amêndoas, Passas e Cebola Caramelizada
para 2 a 4 pessoas
Ingredientes
1 cebola
½ xícara de uvas passas (brancas, pretas ou misturadas)
½ xícara de amêndoas (inteiras ou em lascas)
1 xícara de cuscuz marroquino
Coloque umas 3 xícaras de água para ferver.
Se estiver usando amêndoas inteiras, pique-as com uma faca, do tamanho e formato que quiser.
Corte a cebola ao meio e fatie-a.
Aqueça uma frigideira e toste as amêndoas em fogo médio, com muito cuidado, mexendo e virando com frequência, até dourar. Cuidado pois elas queimam muito rápido. Reserve.
Na mesma frigideira, aqueça uns fios de azeite e refogue a cebola, em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que ela fique bem dourada e murche bastante.
Em uma tigela, coloque a uva passa com uma xícara de água fervendo, para hidratar e amolecer as passas.
Em uma outra tigela, coloque o cuscuz marroquino. Tempere com uma pitada de sal e alguns fios de azeite de oliva. Adicione uma xícara de água fervendo, misture com um garfo e tampe a tigela com um prato. Deixe descansar por 5 minutos. Ao final destampe e use um garfo para soltar o cuscuz.
Escorra as passas. Adicione elas, as amêndoas e as cebolas ao cuscuz e misture tudo com um garfo. Sirva na hora ou em temperatura ambiente.
22 de março de 2015 at 18:23
Como receber as receitas?
Obrigada por me responder.
30 de novembro de 2015 at 16:23
Posso congelar?
1 de dezembro de 2015 at 13:52
Oi Valencia. Eu nunca congelei, então não posso te dizer com certeza, mas acho que pode não ficar muito legal. Principalmente a cebola, não sei se ela vai descongelar muito bem, e o cuscuz pode ficar meio empapado depois. Se você testar e funcionar depois me avisa! Beijo 😉
20 de março de 2017 at 01:25
Muitooo bom! Receita deliciosa