Chega a páscoa e com ela as receitas de peixe. Independente de crenças e religiões, acho uma desculpa para se comer peixe sempre válida. Ano passado, por volta dessa época, postei uma receita de um dos meus jeitos preferidos de se cozinhar um peixe: inteiro no forno. Esse ano, decidi fazer uma receita inspirada em um curry thai, minha obesessão no momento. E o resultado é um ensopado com leite de coco, vegetais e tenros cubos de peixe, tudo temperado com curry em pó, fácil e prático, sem mil ingredientes, mas nem por isso com menos interessante e menos gostoso.

Dá pra dizer que esse prato é um parente da moqueca. Com alguns legumes diferentes e trocando o dendê por curry. Mas na verdade é um prato bem asiático, levemente facilitado. O mini milho, que não é tão comum por aqui, é super usado em pratos tailandeses. Se você quiser fazer um prato um pouco mais tradicional, pode substitui o curry em pó por alguma pasta pronta de curry (verde, amarela ou vermelha), à venda em algumas lojas especiais de produtos asiáticos. Mas se não tiver, o curry em pó já é excelente na minha opinião.

Peixe com Brócolis e Mini Milho ao CurryPeixe com Brócolis e Mini Milho ao CurryPeixe com Brócolis e Mini Milho ao CurryPeixe com Brócolis e Mini Milho ao CurryPeixe com Brócolis e Mini Milho ao CurryPeixe com Brócolis e Mini Milho ao CurryPeixe com Brócolis e Mini Milho ao Curry  Peixe com Brócolis e Mini Milho ao CurryPeixe com Brócolis e Mini Milho ao CurryPeixe com Brócolis e Mini Milho ao Curry

Peixe com Brócolis e Mini Milho ao Curry
para 2 a 4 pessoas

Ingredientes
500gr de peixe branco de carne firme, como Badejo
1 cebola pequena
1 maço de brócolis
1 vidro de mini milho em conserva (330gr)
2 col. de sopa de curry em pó
400ml de leite de coco
um punhado de coentro ou salsinha picada
molho de pimenta (opcional)
arroz thai jasmim ou branco, para servir

Se for servir o arroz, comece com ele, pois o prato é rápido.

Corte o peixe em cubos médios e tempere com sal, pimenta do reino e o curry em pó. Pique a cebola e corte o brócolis em pedaços.

Aqueça alguns fios de óleo em uma panela wok ou uma frigideira grande. Refogue a cebola por alguns minutos, até que ela comece a dourar bem de leve. Adicione o brócolis e refogue por mais alguns minutos, até que ele também comece a dourar.

Abaixe o fogo, adicione o leite de coco e misture. Jogue os cubos de peixe e misture tudo novamente. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por uns 10 minutos.

Enquanto isso, retire os mini milhos da conserva e corte-os em 3 ou 4 pedaços. Depois dos 10 minutos, adicione-os à panela, misture e deixe cozinhar até o peixe estar pronto, mais alguns minutos. Jogue o coentro ou salsinha e misture. Teste um pedaço de peixe com um garfo, se ele estiver se desmanchando e opaco está pronto.

Prove o molho e veja se quer adicionar um pouco de molho de pimenta, a seu gosto.

Sirva quente sob o arroz, em pratos fundos ou cumbucas.