Eu amo coxinha de galinha! De todos os jeitos. Principalmente se for para comer com as mãos. Adoro a carne suculenta e saborosa com a pele crocante e sequinha. Fazia tempo que queria muito testar uma receita de coxinhas apimentadas pra comer de aperitivo. E achei a perfeita. Inspirada em um clássico americano: Buffalo Chicken Wings. Coxinhas fritas cobertas por um molho bem apimentado. Boa pra servir numa festa, ou de aperitivo para um churrasco, ou para comer de ressaca.
Como fiquei muito na dúvida se fazia ela frita ou assada, decidi fazer os dois ao mesmo tempo. Resultado: a assada é mais saudável e fica mais sequinha, a frita é mais rápida e fica mais suculenta. Tinha quase certeza que ia preferir a frita, mas me enganei, a assada ficou mais gostosa. Ela diminui muito de tamanho, mas a carne fica mais macia e a pele mais sequinha. Na próxima vou fazer só assada.
Para essa receita eu usei a coxinha da asa, que tem o tamanho ideal. Se quiser pode fazer com os outros pedaços da asa também, mas eu prefiro só a coxinha. E pode ajustar também a força da pimenta. Eu usei duas colheres de chá no molho, mas na próxima vou usar três, porque no final ele ficou suave. Vá testando o seu limite na hora de fazer.
O molho de iogurte que eu servi junto é sensacional também. Vale a pena fazer. É muito rápido e o gelado-cítrico dele corta a pimenta do molho de um jeito incrível. Uso muito esse molho para comer com peixe, agora vou fazer mais pra comer com frango também.
Versão frita
Versão assada
Coxinhas de Frango Apimentadas (Buffalo Style)
para 2 pessoas
Ingredientes
8 coxinhas da asa (+/- 500gr)
2 col. de sopa de farinha de trigo
1 col. de chá de páprica em pó (doce ou picante)
1 col. de chá de sal
1 col. de sopa de manteiga
½ xícara de ketchup
1 a 3 col. de chá de molho de pimenta
1 pote de iogurte natural (opcional)
raspas e suco de um limão siciliano
Na frigideira:
Prepare o molho de iogurte, misturando-o com raspas e suco de meio limão siciliano e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe na geladeira até a hora de usar.
Passe um papel toalha nas coxinhas para secá-las. Em uma tigela, misture as coxinhas com a farinha de trigo, a páprica e o sal.
Aqueça uma frigideira grande com uma camada fina de óleo.
Frite as coxinhas, até que todos os lados estejam bem dourados e crocantes.
Retire a gordura da frigideira e jogue o molho por cima das coxinhas. Misture tudo e sirva em seguida com o molho de iogurte.
No forno:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Prepare o molho de iogurte, misturando-o com raspas e suco de meio limão siciliano e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe na geladeira até a hora de usar.
Passe um papel toalha nas coxinhas para secá-las. Em uma tigela, misture as coxinhas com a farinha de trigo, a páprica e o sal.
Unte uma assadeira com um pouquinho de óleo, coloque as coxinhas e leve ao forno.
Asse por 15 minutos. Enquanto isso faça os molhos.
Em uma panela pequena, derreta a manteiga. Adicione o ketchup e o molho de pimenta, comece com uma colher, prove e vá adicionando mais quanto quiser.
Depois dos 15 minutos de forno, vire as coxinhas. Asse por mais 15 minutos.
Retire, misture as coxinhas no molho e leve de volta ao forno (reserve o molho que sobrar). Asse por mais 10 minutos, até que estejam douradas, virando-as depois de 5 minutos. Retire do forno e joque elas na panela do molho mais uma vez, para ficarem molhadinhas. Sirva com o molho de iogurte.
15 de maio de 2016 at 03:23
Acabei de fazer e ficou sensacional!!! Obrigada e parabéns pelo blog! A próxima tentativa será a sua receita de pão chinês com o porco agridoce. =]