Ainda sobre geleias e doces, além da figada (doce de figo) que usei para fazer essas Tartines, ganhei dos meus pais um pote de uvada (doce de uva), também feita lá no sítio da minha família. Com ela fiquei com vontade de fazer um doce e achei essa receita de biscoitos em espiral linda. A massa é uma massa simples amanteigada, que é meu preferido, de longe. Doce, dourado e crocante. O visual deles prontos é demais e são sensacionais para fazer com qualquer geleia, de qualquer sabor.
O processo da receita é um pouco demorado, pois tem diversas etapas de “resfriamento” da massa. E confesso que requer um pouco de técnica na hora de fazer os rolos, dá pra notar que os meus não ficaram exatamente redondos. Mas confesso também que o processo é bem divertido e o resultado vai ser gostoso mesmo se não ficar lindo, eu garanto.
Biscoitos Amanteigados com Geleia
adaptado de uma receita do Tutti Dolci
rende 60 biscoitos
Sei que 60 biscoitos são bastante coisa, e você provavelmente não precisa de tudo isso de uma só vez. Mas você pode congelar metade da massa pronta por alguns meses e assar na hora que ficar com vontade. Metade da minha está no congelador só esperando essa vontade chegar.
Eu fiz metade da receita com geleia de figo e a outra metade com geleia de uva. Como as minhas geleias eram bem consistentes, mais pra doce que pra geleia, depois de frios elas ficaram meio durinhas, o que não foi ruim. Mas provavelmente com uma geleia mais mole isso não deve acontecer.
Ingredientes
200gr de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 ovo
2 e ½ xícaras de farinha de trigo
½ col. de chá de fermento
½ col. de chá de sal
1 xícara de geleia, do sabor que preferir
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar, até que fique claro e fofo.
Adicione o ovo e bata mais um pouco, raspando as laterais da tigela para misturar tudo.
Com a batedeira na velocidade mais baixa, adicione a farinha, o fermento e sal. Bata apenas para misturar um pouco. Termine de misturar com uma espátula.
Abra um pedaço de plástico filme, arrume metade da massa em um disco e embrulhe. Repita com o outro pedaço de massa. Leve os dois discos à geladeira por uma hora.
Se a geleia que você for usar estiver na geladeira ou for meio durinha, um pouco antes de continuar com a receita aqueça ela no microondas por 10 segundos ou um minuto na panela.
Polvilhe farinha em uma superfície (balcão ou tábua). Retire um disco e, com um rolo de massa ou garrafa de vinho, abra a massa em um retângulo de mais ou menos 25cmx30cm. Corte as bordas para deixá-lo retinho.
Com uma espátula, espalhe metade da geleia sobre a massa, deixando livre 1cm de cada lado e 2cm na parte de cima.
Enrole a massa, com cuidado, começando pelo lado de baixo. Vá devagar, sem apertar muito para não espremer a geleia, mas firme o suficiente para o rolo ficar justo. Molhe a borda de cima com água e sele o rolo.
Embrulhe em plástico filme, torcendo as pontas para apertar e leve ao congelador por uma hora. Repita com a outra metade de massa.
Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga e pré-aqueça o forno a 180ºC. Retire um rolinho do congelador e fatie em fatias de meio centímetro, usando uma faca grande afiada. Arrume os biscoitos nas assadeiras e leve ao forno.
Asse até que fiquem dourados, mais ou menos 15 minutos. Troque as assadeiras de lugar na metade do cozimento.
Repita com o outro rolo de massa, ou deixe-o congelado por alguns meses até precisar de mais biscoitos.
Assim que tirar do forno, retire os biscoitos da forma com uma espátula, se demorar muito eles irão grudar no papel e não vai ser legal. Deixe esfriar e guarde em um pote bem fechado, em temperatura ambiente.
15 de maio de 2015 at 17:34
Adorei mandem mais receitas ex browie. !!!!!
17 de maio de 2015 at 13:38
Fiz e ficou uma delícia! Parabéns Angelo.
20 de maio de 2015 at 02:06
Que legal!!! Muito bom 🙂