Eu amo chutney. Por isso decidi fazer aqui as minhas duas versões preferidas. Um doce e suave, outro forte e apimentado. Essa versão aqui é o de Cebola Roxa, pra quem curte um tempero mais doce e menos forte. Se você prefere um chutney mais forte e bem apimentado, ideal pra acompanhar carnes e churrascos, sugiro o de Pimentão.
Esse chutney aqui, como eu disse, é agridoce e bem suave. Com um gosto lindo de cebolas caramelizadas e um toque de canela, ele é perfeito pra comer puro, com fatias de pão torrado. Um aperitivo espetacular. Ele também fica ótimo acompanhando outros pratos, como omeletes e frangos. Mas ele é tão bom que vale a pena comer puro mesmo. A única coisa mais chata da receita é descascar e picar um kilo de cebolas. Por mais que pareça muito, no final elas diminuem muito, mas o que sobra vale a pena!
Chutney de Cebola Roxa
Ingredientes
1 kilo de cebolas roxas
2 col. de sopa de azeite de oliva
2 folhas de louro
1 col. de chá de canela em pó
½ xícara (80gr) de açúcar mascavo
½ xícara (120ml) de vinagre balsâmico
Descasque e pique as cebolas.
Aqueça as duas colheres de azeite de oliva em uma panela média e cozinhe as cebolas em fogo baixo, até que estejam bem caramelizadas, com cuidado para não dourá-las ou queimá-las, mais ou menos por 30min.
Adicione o louro, a canela em pó, o açúcar mascavo e o vinagre balsâmico.
Cozinhe em fogo baixo, misturando de vez em quando, até ele engrossar e ficar com uma consistência de geleia, mais ou menos de 20 a 30 minutos. Cuidado para não queimar.
Retire do fogo, espere esfriar algumas horas e transfira para potes de vidro. Guarde na geladeira, por alguns meses.
4 de julho de 2015 at 14:38
Vou fazer com certeza! Parece uma delícia e deve ser uma gracinha de dar de presente também!
18 de outubro de 2015 at 23:57
Maravilhoso… qual o rendimento?
19 de outubro de 2015 at 19:41
Oi Muniz. Não sei dizer o peso, mas rende exatamente esse pote da foto cheio, umas duas xícaras mais ou menos. Abraço!
10 de dezembro de 2015 at 19:47
Olá, primeiramente parabéns pelo blog, já fiz algumas receitas e realmente são muito boas e bem explicadas, estou com uma dúvida em relação ao chutney, no final vc diz para guardar por alguns meses, tem que guardar ou posso fazer e comer assim que esfrie? Muito obrigadooo
10 de dezembro de 2015 at 20:26
Oi Lauro. Que bom que gosta das receitas 😉 Agora sobre esse chutney, pode comer ele logo em seguida sim. Só esfriar e ele já está pronto. Digo pra guardar por meses porque ele dura bastante, e fica cada vez mais gostoso. Mas na hora ele já está ótimo também. Abraço, Angelo
20 de dezembro de 2015 at 14:44
Ahhh muito obrigado!! Bom, agora meu chutney já repousou por alguns dias hahhahha
27 de março de 2016 at 20:53
Hello Angelo,
E aprimeira vez que uso seu website. Segui a receita do chutney de cebolas roxa, Utilizei cebolas amarelas, dobrei a receita de um kilo para dois kilos e aumentei um pouco o acucar marrom.
Deliciosa receita eu e meu esposo comemoramos o Domingo de Pascoa com o acompanhamento do chutney no nosso jantar.
Obrigada!
Carla
31 de março de 2016 at 21:54
Oi Carla. Que legal!!! Que ótimo que deu certo. Fiquei com vontade de fazer esse chutney de novo 😛 Beijo!
27 de abril de 2016 at 15:57
Prezado, fiz e ficou uma delícia. Estou há tempos procurando uma receita de Chutney de Tomate, possui alguma? Será que posso usar a mesma base?
Abraço e parabéns pelo site!
4 de maio de 2016 at 13:26
Oi Henrique. Muito obrigado! Mas vou ficar devendo a receita do Chutney de Tomate. Eu nunca experimentei nenhuma receita, então não posso nem indicar alguma. Mas assim que eu testar uma eu aviso para você e posto aqui. Abraço, Angelo.