Eu amo chutney. Por isso decidi fazer aqui as minhas duas versões preferidas. Um doce e suave, outro forte e apimentado. Essa versão aqui é o de Pimentão, pra quem curte coisas apimentadas. Se você prefere um chutney mais doce e menos forte, ideal pra comer puro com pão, sugiro o de Cebola Roxa.
Esse chutney é uma mistura bem agridoce-apimentada. Um molho/geleia/tempero ótimo para servir com carnes e frangos, assados e churrascos. Como ele é apimentado, não é tão bacana puro com pão, mas quando tenho ele aqui sempre sirvo de entrada com um pouco de cream cheese, a combinação fica perfeita, já que o cream cheese quebra um pouco a picância do chutney.
O processo de cozinhar os pimentões é um pouco trabalhoso, mas vale muito a pena. Porque ele deixa eles mais suaves e também facilita para retirar a casca e sementes. O legal da receita é que ela rende um pote bem grande e dura muito tempo na geladeira, então o trabalho todo vale a pena!
Chutney de Pimentão
Se você é fã de coisas bem apimentadas, sugiro usar as 4 pimentas, se não gosta muito, pode usar apenas duas, ou até uma só se estiver com receio.
Ingredientes
6 pimentões vermelhos
2 a 4 pimentas dedo de moça
2 cebolas roxas médias
2 folhas de louro
1 col. de chá de canela em pó
½ xícara (80gr) de açúcar mascavo
½ xícara (120ml) de vinagre balsâmico
Pré aqueça o forno a 220ºC.
Lave e seque os pimentões e pimentas.
Forre uma assadeira com papel alumínio. Arrume os pimentões e pimentas sobre ele e esfregue cada um com um pouco de azeite de oliva.
Leve ao forno e asse até que todos estejam com a casca queimada, mais ou menos uns 40 minutos. Para assar todos os lados você deverá virar os pimentões e pimentas a cada 10 ou 15 minutos. As pimentas vão queimar antes dos pimentões, então fique de olho e quando achar que já estão ok, retire-as e deixe os pimentões por mais tempo.
Assim que eles estiverem bem queimados, retire do forno, coloque-os dentro de uma tigela e cubra com plástico filme. Deixe repousar por meia hora, eles vão amolecer e terminar de cozinhar no seu próprio vapor.
Passando esse tempo retire a casca e as sementes de um por um dos pimentões e pimentas, pique tudo bem picado e reserve.
Pique as cebolas e refogue-as em uma panela grande com um fio de azeite de oliva, por uns 10 a 15 minutos, até amolecer bem, mas sem dourar.
Adicione os pimentões, a canela, o açúcar mascavo e o vinagre balsâmico. Cozinhe, em fogo baixo, misturando de vez em quando, até ele engrossar e ficar com uma consistência de geleia, entre 30 a 45 minutos. Cuidado para não queimar.
Retire do fogo, espere esfriar algumas horas e transfira para potes de vidro. Guarde na geladeira, por alguns meses.
Sirva com carnes, frangos, assados ou em fatias de pão torrado com cream cheese.
30 de junho de 2015 at 15:12
Adoro a cozinha dal BO fantastica !!!!
30 de junho de 2015 at 22:25
Huuuuum que delicia!!! Louca pra testar…
2 de julho de 2015 at 18:54
Procurando uma receita de tzatziki acabei, felizmente, parando aqui.
Já testei duas receitas e ficaram maravilhosas, deu tudo certinho, sem erro.
Amei, amei, amei!!!!
Parabéns!
5 de novembro de 2015 at 15:55
Amei o site de vocês, amei a simplicidade das receitas e especial esta, que por sinal fiz duas vezes e foi sucesso garantido, continuem este caminho de sucesso…
Virei Fã!!!!!!
13 de novembro de 2015 at 12:44
Que demais Renata!!! Fico bem feliz que você curtiu e ainda repetiu! Beijos, Angelo 😉