Minha mãe nunca foi muito fã de carne de porco, acho que por isso ela quase nunca figurava nos cardápios da minha família. Depois que passei a comandar a minha própria cozinha ela passou a ser bem mais presente. Desde costelinhas ao barbecue a filé mignon suíno, e sem esquecer do lombinho do ano novo (fui o responsável por ele no últimos quatro reveillons, onde quer que eu vá). Dessa vez decidi fazer uma bisteca, essa carne que já vem fatiada, e é na real bem parecida com o lombo e com o filé, em sabor e textura. A receita é bem simples e rápida, e com uma mistura de sabores bem interessantes.
O tempero da receita é uma Tapenade, que é um tipo de pasta à base de azeitonas e alcaparras, bem trituradas, com azeite de oliva, quase como um pesto de azeitona. O legal é que ela pode ter diversos outros ingredientes adicionados, para dar sabor, textura e etc. Nesse caso, usei nozes. O resultado é bem legal e deixa um prato relativamente simples, bem mais completo e (na falta de uma palavra melhor) sofisticado.
Bisteca de Porco com Tapenade de Nozes
adaptada de uma receita do Smitten Kitchen
para 2 a 4 pessoas
Pode usar um pouco de salsinha picada também, e até umas raspas de casca de limão siciliano, como manda a receita que eu me inspirei (como eu estava sem em casa deixei sem e ficou ótimo).
Ingredientes
4 bistecas de porco
½ xícara de nozes, levemente tostadas
½ xícara de azeitonas sem caroço
2 col. de sopa de alcaparras
1 dente de alho, descascado
3 col. de sopa de azeite de oliva
Se as nozes não estiverem tostadas, leve-as ao forno a 180ºC por uns 10 minutos, ou então dê uma tostada leve na frigideira em fogo baixo.
Você pode fazer a tapenade no processador de alimentos ou à mão, que vai ser um pouco mais trabalhoso mas o resultado vai ficar bom também.
No processador, misture as nozes, azeitonas, alcaparras e alho e processe até obter uma pasta. Adicione o azeite de oliva e processe mais um pouco.
Na mão, pique todos os ingredientes bem picadinhos ou amasse com um pilão e misture o azeite de oliva no final.
Seque as bistecas com um papel toalha e tempere com sal e pimenta do reino, dos dois lados.
Aqueça uma frigideira grande com um fio de azeite de oliva.
Cozinhe as bistecas por 2 minutos, ou até ficarem levemente douradas.
Vire-as e espalhe a tapenade por cima. Tampe a frigideira e cozinhe por mais 2 minutos, até dourar o outro lado e aquecer a tapenade. Sirva imediatamente.
24 de julho de 2015 at 17:58
Oi Dalbó!
Tuas fotos estão lindas.
Você tá usando que equipamento de luz?
Beijo!
24 de julho de 2015 at 22:28
Oi Maria Julia 🙂 Obrigado! Uso só luz natural mesmo. Tudo janela, sem luz nem rebatedor. Adorei seu blog também!! Gostei das fotos 😉 Beijo!
25 de julho de 2015 at 14:31
Minha carne preferida é a de porco. Adorei a receita! Eu sempre faço uma pasta de azeitona preta e nozes aqui em casa. Uma vez minha sogra trouxe um potinho para mim da Itália. Depois disso não parei de fazer. Farei sua receita em breve. 🙂