Eu não sou de fazer fritura em casa, mas sempre tenho muita vontade. Além de adorar coisas fritas de todos os tipos, quase um vício, acho o preparo delas muito divertido. Fazer a massa, empanar, fritar e tudo mais. Por isso sempre que tenho uma oportunidade legal pra fazer eu aproveito. Esse bolinho em questão é realmente incrível.  Ele é extremamente macio por dentro, com uma casquinha crocante e um recheio cremoso de camarão com requeijão. E para servir, uma Maionese de Pimenta Malagueta que é a perfeição para esse bolinho. Cremosa e picante, o acompanhamento ideal para qualquer fritura de boteco.

Foi minha primeira experiência com bolinhos recheados (até então acho que só tinha feito bolinho de arroz), e foi bem mais fácil que eu imaginei. OK, não é a coisa mais simples do mundo, se você não tem muita experiência com fritar nem um ovo, não aconselho essa receita. Mas para quem já é mais chegado numa friturinha, vá com tudo!

Bolinho de Batata e CamarãoBolinho de Batata e CamarãoBolinho de Batata e CamarãoBolinho de Batata e CamarãoBolinho de Batata e CamarãoBolinho de Batata e Camarão  Bolinho de Batata e CamarãoBolinho de Batata e CamarãoBolinho de Batata e Camarão  Bolinho de Batata e CamarãoBolinho de Batata e Camarão  Bolinho de Batata e CamarãoBolinho de Batata e Camarão  Bolinho de Batata e CamarãoBolinho de Batata e Camarão

Bolinho de Batata e Camarão com Maionese de Pimenta Malagueta
rende 10 a 15 bolinhos

Ingredientes
600gr de batatas
2 col. de sopa de farinha
250gr de camarão, limpos
1 dente de alho
um pouco de salsinha
algumas colheradas de requeijão
½ xícara de farinha de rosca
½ litro de óleo para fritar (de preferência de canola, milho ou girassol)

para a Maionese de Pimenta Malagueta
1 ovo
1 col. de chá de vinagre branco
uma pitada de sal (½ col. de chá)
óleo de canola (mais ou menos ½ xícara)
3 pimentas malaguetas em conserva + 1 col. de chá do óleo

Comece com a maionese. Quebre o ovo no recipiente do mixer ou do liquidificador, e junte o sal e o vinagre. Bata por alguns segundos, só para misturar, e depois comece a despejar o óleo, com o mixer/liquidificador ligado, muito lentamente, em um fiozinho. Vá fazendo isso, parando e verificando de pouco em pouco, até atingir a consistência de maionese, talvez você use menos óleo, talvez precise de mais. Se estiver muito mole é porque precisa de mais óleo e mais tempo batendo. Assim que estiver no ponto, adicione as pimentas e o óleo delas e bata mais um pouco, para misturar. Prove para ver se está boa de sal e guarde na geladeira até a hora de usar.

Para os bolinhos, descasque e corte as batatas em pedaços. Cozinhe até que estejam bem macias. Retire a água e amasse com um espremedor de batatas ou com um garfo, bem amassado. Deixe ela esfriar um pouco enquanto prepara os camarões.

Tempere os camarões com sal e pimenta do reino. Pique o alho e a salsinha. Em uma frigideira, aqueça um fio de óleo e refogue o alho por 1 minuto, cuidado para não queimá-lo. Adicione o camarão e cozinhe só até ele ficar rosado. Reserve.

Adicione a farinha às batatas e misture com uma espátula até conseguir uma massa bem macia que não gruda muito nas mãos (grudar um pouco é normal).

Espalhe a farinha de rosca em um prato fundo.

Arrume todos os ingredientes para a montagem dos bolinhos (massa, camarões, requeijão e farinha de rosca).

Molhe as mãos antes de fazer cada bolinho, isso ajuda a não grudar.

Pegue uma bolinha de massa, aperte com os dedos para achatar e fazer um leve buraco no centro. Coloque uma colherada bem pequena de requeijão e alguns camarões, cuidado para não rechear de mais. Com cuidado, feche o bolinho, apertando levemente com as mãos. Dê uma forma arredondada à eles e passe na farinha de rosca. Assim que estiverem prontos pode levá-los à geladeira até a hora de fritar, isso garante que eles não percam tanto o formato.

Aqueça o óleo. Seguindo a técnica da minha mãe, eu sempre coloco um fósforo dentro da panela, assim que ele queimar é porque o óleo está quente (não se preocupe que não vai botar fogo na casa). Separe um prato e forre com papel toalha.

Frite alguns bolinhos por vez, com a ajuda de uma escumadeira, virando-os assim que ficarem dourados. Retire e deixe no papel toalha para absorver o óleo.

Sirva ainda quente, com a Maionese de Malagueta.