Um caldo caseiro faz muita diferença na hora de preparar uma receita como uma sopa ou um risoto. Além dos caldos industrializados serem muito cheios de química, sempre acho o sabor deles muito artificial e acaba predominando na receita. Por isso sempre faço o meu! Ou então prefiro usar água, o que digamos que não ajuda muito no resultado e no sabor final da receita.

Normalmente eu faço caldo de frango com legumes, simples, fácil e muito saboroso. Mas não é uma escolha viável para os vegetarianos, e sempre achei os caldos só de legumes meio sem graça. Até que vi essa ideia que resolveu os dois problemas. Um caldo vegetariano, de legumes, mas que usa aquelas cascas duras que sobram de toda peça de parmesão. O resultado é um caldo de legumes mas com um gostinho saboroso do parmesão. Depois que aprendi esse truque sempre guardo todas as cascas de parmesão num saquinho na geladeira, e quando tenho uma quantidade suficiente faço o caldo, congelo e uso quando precisar. Perfeito para se ter à mão!

Caldo de Legumes e ParmesãoCaldo de Legumes e ParmesãoCaldo de Legumes e Parmesão

Caldo de Legumes e Parmesão
rende 3 litros de caldo

Essa receita rende uma bela quantidade de caldo. Se quiser fazer menos é só reduzir as quantidades de tudo. Mas eu aconselho sempre a fazer tudo e congelar o que não for usar nos próximos dias. Vale a pena!

2 cebolas
½ talo de salsão
3 cenouras
½ cabeça de alho
4 litros de água fria
pedaços de casca dura de queijo parmesão
um pouco de salsinha
3 folhas de louro
10 grãos de pimenta do reino inteiros
2 col. de chá de sal

Comece preparando os legumes. Descasque as cebolas e corte-as ao meio. Limpe os talos de salsão e corte-os em pedaços. Corte as cenouras em pedaços, descarte as folhas. Esmague levemente os dentes de alho.

Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite e refogue todos os vegetais por alguns minutos, sem dourar. Adicione a água fria, as cascas de parmesão, a salsinha, o louro, a pimenta do reino e o sal.

Espere ferver e abaixe o fogo. Cozinhe por duas horas, mexendo de vez em quando.

Retire do fogo e deixe esfriar. Coe e guarde em potes. Na geladeira por alguns dias ou no congele por até 3 meses.