Essa é uma sobremesa que tem um sabor bem especial pra mim. Além de ser incrível e uma combinação Romeo e Julieta que eu amo, ela faz parte da minha história com a gastronomia. Em uma das primeiras vezes que visitei São Paulo, ainda adolescente, meu pai me levou para almoçar no Carlota. Lembro muito bem da experiência toda. Na época eu conhecia muito pouco sobre comida, e nem pesquisava muito a respeito, então foi tudo muito novo e diferente. Lembro de pratos como os rolinhos vietnamitas, o salmão com fettuccine de palmito pupunha e, para fechar com chave de ouro, a sobremesa: o famoso Suflê de Goiabada. Que é bem conhecido como uma das invenções e marcas registradas do restaurante. Lembro direitinho dele!
Estava na minha lista de receitas que eu queria fazer para o blog desde o começo, e finalmente consegui. E fiquei até surpreso o quanto ela é fácil e simples. Um suflê com apenas dois ingredientes, claras e goiabada, e uma calda de catupiry e leite, cremosa e suave. A mistura dos dois sabores é completamente conhecida de todo mundo, queijo e goiabada. Mas o mais genial são as texturas e um jeito diferente de usar os ingredientes. O suflê fica muito leve e doce, e a calda quebra essa doçura com o sabor do queijo. Uma sobremesa que vai entrar pro meu repertório pra ficar. Não vejo a hora de fazer de novo!
Suflê de Goiabada com Calda de Catupiry
receita inspirada no clássico do restaurante Carlota, da chef Carla Pernambuco
para 4 suflês
Ingredientes
manteiga ou margarina e açúcar refinado para untar as formas
250gr de Catupiry
½ xícara de leite integral
250gr de goiabada
4 claras de ovo
uma pitada de sal
Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte quatro forminhas de suflê com manteiga, polvilhe com açúcar e bata para retirar o excesso.
Misture o leite e o Catupiry em uma tigela em banho maria (sob uma panela de água fervendo), até que o Catupiry derreta e a mistura fique homogênea. Retire do fogo e deixe em temperatura ambiente até a hora de servir.
Aqueça a goiabada numa panela em fogo baixo com algumas colheradas de água, para deixar ela cremosa. Retire do fogo e espere esfriar um pouco.
Na tigela da batedeira, misture as claras com a pitada de sal e bata até que elas fiquem em neve, bem firmes.
Coloque a goiabada em uma tigela grande. Adicione uma colherada grande de claras e misture com uma espátula, com bastante força, sem medo. Isso ajuda à incorporar o resto das claras mais facilmente.
Agora, com cuidado, adicione o restante das claras, em partes, misturando bem devagar, com a espátula, para incorporar as claras à goiabada sem perder o volume.
Espalhe a massa nas forminhas, até a borda. Se tiver mais massa que o necessário, separe mais formas ou uma forma grande, unte com manteiga e açúcar e despeje lá.
Leve ao forno e asse até que eles cresçam e fiquem levemente dourados, mais ou menos 8 minutos.
Retire do forno e sirva imediatamente (eles vão murchar em minutos, então você precisa ser rápido mesmo), com a Calda de Catupiry.
29 de outubro de 2015 at 14:25
Simplesmente amei seu blog. Parabéns. E obrigada… É um presente!
30 de outubro de 2015 at 21:42
Obrigado Verônica! 😉
20 de julho de 2016 at 14:37
Seu site é apaixonante. Suas fotos são belas.
Não consigo parar de explorar as receitas.
São receitas acessíveis e fotos convidativas, dá ver seu amor pela gastronomia.
Continue! Você é incrível.
20 de julho de 2016 at 22:04
Muito obrigado pelo carinho Renata. Feliz em saber que tudo isso que você falou aparece no blog, porque é bem isso que procuro passar 🙂 Beijo!