Assar é uma das formas mais fáceis de se preparar um filé de peixe. É muito, muito rápido e você consegue controlar direitinho o cozimento, sem ter perigo de cozinhar demais e deixar o peixe seco e duro. Para essa receita, usei uma mistura de alcaparras e limão siciliano para fazer um molho, quase uma marinada. Só espalhar por cima dos filé e assar. O sabor das raspas de limão e o salgadinho da alcaparras vão temperar o peixe, que vai ficar perfumado e bem saboroso. Para completar, ao final, por cima do peixe assado, jogo amêndoas tostadas, que eu jogaria em cima de tudo, porque o sabor e a textura crocante delas complementa quase qualquer prato. E para acompanhar, um molho de iogurte e limão siciliano, que eu faço sempre porque acho que combina muito perfeitamente com qualquer tipo de peixe.
Truta Assada com Alcaparras, Amêndoas e Limão Siciliano
para 2 pessoas
Ingredientes
2 filés de truta
1 pote de iogurte integral, não adoçado
1 limão siciliano
½ xícara de amêndoas
2 col. de sopa de alcaparras
2 col. de sopa de azeite de oliva
Pré aqueça o forno a 200ºC.
Toste as amêndoas no forno por 10 minutos, mexendo de vez em quando e cuidando para não queimar. Retire, espere esfriar um pouco e pique com uma faca. Deixe o forno ligado.
Faça o molho de iogurte, misturando o iogurte com as raspas de metade do limão siciliano, um fio de azeite de oliva, sal e pimenta do reino. Reserve até a hora de servir.
Em uma tigela pequena, misture as raspas da outra metade do limão siciliano, as alcaparras, o azeite de oliva e uma pitadinha de sal e pimenta do reino (as alcaparras já tem bastante sal, então cuidado). Misture tudo e dê uma amassada nas alcaparras com as costas de uma colher.
Separe uma assadeira anti-aderente e unte com um pouco de azeite de oliva (eu usei papel manteiga e não foi uma boa ideia, pois o papel se desmanchou, na próxima farei direto na assadeira).
Arrume os filés de truta com a pele voltada para baixo e espalhe o tempero de alcaparras sobre elas, esfregando bem.
Leve ao forno por 10 a 15 minutos, até que a carne do peixe esteja opaca e cozida, mas ainda úmida, cuidado para não cozinhar demais.
Espalhe as amêndoas por cima e sirva com o molho de iogurte.
23 de setembro de 2015 at 18:51
Que delícia!! Quando faço molho de alcaparras, espremo-as em um espremedor de alho para extrair bastante “suco” e dar bastante sabor 🙂
24 de setembro de 2015 at 14:07
Humm que dica boa! Nunca tinha pensado nisso. Deve ser bem melhor que espremer com as costas da colher. Vou testar!! Beijo!