Essa é uma a primeira receita de uma série que fiz inspirada em comidas que provei quando passei um tempo em Nova York. Conto mais sobre a viagem nesse primeiro post.

O Shrimp Roll é parecido com o mais famoso Lobster Roll (de lagosta), sanduíches com pão adocicado, tipo os de cachorro quente, e frutos do mar com maionese, temperos e salada. Lagosta, polvo, ou nesse caso camarão. É uma receita bem clássica de alguns estados americanos. O primeiro que eu provei nessa viagem foi no Chelsea Market, que fica na região do Meatpacking, perto do Highline Park. Em uma peixaria sensacional, com infinitos tipos de peixes e frutos do mar, e também comidas prontas para comer na hora, como a lagosta inteira no vapor e esse maravilhoso sanduíche de camarão. Se quiser ver um pouco mais olha no outro post todas as fotos que fiz por lá.

O sanduíche é relativamente simples, poucos ingredientes, poucas etapas, e um resultado lindo e muito muito gostoso. Um dos segredos para mim é o ponto de cozimento do camarão. Ele deve ser cozido apenas o necessário, para que ele fique ainda firme e bem suculento. Se cozinhar demais ele fica duro e meio seco, não é o que você quer pra essa receita.

Outro detalhe que para mim fez toda a diferença foi tostar o pão de cachorro quente de todos os lados. O sabor doce do pão com o tostadinho da manteiga fica incrível com o camarão no ponto certo.

Shrimp RollShrimp Roll  Shrimp RollShrimp RollShrimp RollShrimp RollShrimp RollShrimp Roll

Sanduíche de Camarão (Shrimp Roll)
para 2 sanduíches bem recheados

Ingredientes
300gr de camarões médios, limpos
2 col. de sopa de maionese
suco de meio limão (tahiti ou siciliano)
folhas de alface
2 pepinos grandes em conserva (ou 4 pequenos)
2 pães de cachorro quente
um pouco de manteiga
pepinos em conserva e batatas chips para servir (opcional)

Encha uma panela média de água e leve para ferver e separe uma tigela com água fria. Tempere os camarões com uma pitada de sal. Assim que a água estiver fervendo bastante jogue os camarões dentro e cozinhe por apenas 2 minutos. Retire com uma peneira e jogue-os na tigela com água fria. Isso para o cozimento e esfria eles também, já que o bom é comer ele frio mesmo.

Pique os pepinos em conserva bem picadinhos. Em um prato fundo, misture a maionese com o suco de limão e o pepino. Adicione os camarões já frios e reserve na geladeira até a hora de usar. Pode fazer essa etapa algumas horas antes de servir.

Com uma faca de serrinhas, corte as laterais dos pães, deixando-os meio retos dos lados. Abra os pães ao meio também. Passe manteiga em todos os lados de cada pão. Aqueça uma frigideira e toste os pães por dentro e por fora.

Coloque uma folha de alface em cada pão e recheie com os camarões. Sirva na hora, com o pão morno e o recheio frio, com alguns picles e batatinhas chips.