Como já falei um pouco em outros posts, Nova York é uma cidade incrível quando se fala de comida e gastronomia. A quantidade de restaurantes, bares e lojas de comida é absurda. Assim como é absurdo a quantidade de novidades, inovações e coisas diferentes que aparecem por lá. Em toda esquina você vê alguém servindo algo que você nunca ouviu falar, ou um combinação inusitada, ou um restaurante que vende um único prato ou uma cozinha muito específica. O restaurante que inspira essa receita se encaixa nessa última categoria, a dos específicos. O The Meatball Shop serve apenas almôndegas! Escolha entre um dos quatro tipos de carne, um dos quatro tipos de molho, um acompanhamento e pronto. Simples e muito delicioso.
Na minha visita provei duas almôndegas diferentes. Uma clássica de carne bovina com molho de tomate e uma de frango com molho de cogumelos, achei uma combinação tradicional mas de uma forma inusitada, acho que nunca tinha comido uma almôndega de frango antes. E fiquei apaixonado. A almôndega é leve, com uma consistência diferente da de carne bovina, mais macia, pois a textura da carne de frango moída é bem diferente. O sabor de noz moscada e salsinha eram bem fortes e o molho que eu escolhi foi o de cogumelos, pois frango combina muito com eles. O molho chama Mushroom Gravy, que normalmente é uma palavra que descreve um molho de carne encorpado marrom escuro, mas nesse caso vira uma versão de cogumelos, bem fácil e deliciosa para usar em vários outros pratos também.
Almôndegas de Frango com Molho de Cogumelos
para 2 a 4 pessoas – 12 almôndegas
receita adaptada do The Meatball Shop
Talvez em alguns lugares seja difícil achar carne de frango moída pronta, nesse caso é só pedir para o açougueiro moer peito de frango para você.
Você pode fazer as almôndegas no forno ou na frigideira. Nos dois casos elas ficam boas, mas eu prefiro na frigideira pois ficam mais crocantes e douradas.
Esta é uma receita de origem bem italiana, que pode ser servida mais tradicionalmente com um prato de spaghetti ou purê ou arroz, mas fica incrível também como eu experimentei, em uma tigela funda com uma fatia de pão italiano.
Ingredientes
para as Almôndegas
500gr de peito de frango moído
½ xícara de farinha de rosca
1 ovo
uma pitada de nós moscada
1 dente de alho
um punhado de salsinha
para o Molho de Cogumelos
500gr de cogumelos variados (paris, champignon, cremini, shitake)
½ cebola
1 col. de sopa de azeite de oliva
1 col. de sopa de manteiga
1 col. de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de caldo de galinha ou de vegetais (de preferência caseiro como esse aqui)
alguns ramos de tomilho
acompanhamento para servir: spaghetti, arroz, purê de batatas ou algumas fatias de um bom pão italiano.
Pique o alho e salsinha finamente. Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes para as almôndegas com uma colher de pau, até conseguir uma massa uniforme, firme e não muito grudenta (um pouco grudenta é normal). Tempere com sal e pimenta do reino e misture mais um pouco. Molhe as mãos com água, pegue uma col. de sopa de carne de cada vez e forme as almôndegas. Coloque-as em um tabuleiro e leve à geladeira. Se quiser fazê-las no forno, pré-aqueça o forno a 200ºC.
Para o molho, pique a cebola e fatie os cogumelos. Aqueça uma frigideira grande com o azeite de oliva e a manteia. Adicione a cebola e refogue por alguns minutos, sem deixar ela dourar muito. Adicione os cogumelos e refogue, mexendo sempre, até que a água que os cogumelos soltarem evapore, e eles comecem a dourar, uns 10 minutos mais ou menos. Polvilhe com a farinha, misture e cozinhe por um minuto. Adicione o caldo e o tomilho, deixe ferver até que o molho reduza e engrosse um pouco, uns 5 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve enquanto cozinha as almôndegas.
Retire as almôndegas da geladeira.
Se quiser fazer no forno: Unte uma assadeira grande com azeite e espalhe as almôndegas. Leve ao forno e asse por uns 20 minutos, até que estejam firmes, cozidas e levemente douradas.
Se quiser fazer na frigideira: Aqueça alguns fios de azeite em uma frigideira limpa e refogue metade das almôndegas, até que elas estejam douradas de todos os lados. Retire-as, adicione um pouco mais de azeite e repita com o resto das almôndegas.
Pegue as almôndegas cozidas e adicione-as ao molho de cogumelos. Leve de folta ao fogo por alguns minutos, até o molho reaquecer e as almôndegas terminarem de cozinhar por dentro. Teste uma delas para ter certeza. Sirva na hora em uma tigela com uma fatia de pão, ou sobre um prato de spaghetti al dente, purê de batatas ou arroz soltinho.
4 de novembro de 2015 at 14:24
Fica uma delícia! Simplesmente maravilhosa a receita, amei!! Pra um jantar a dois, da até pra casar hahahaha <3
9 de novembro de 2015 at 21:43
Como sempre, as fotos ficaram maravilhosas. É de comer com os olhos hahaha
Nunca comi almôndega de frango, mas pelo que você descreveu deve ser muito delicioso, fiquei com vontade!
Eu não gosto de cogumelos. Você tem alguma sugestão de substituição ou faço o molho sem os cogumelos mesmo?
Adorando acompanhar os seus posts de NY e receitas inspiradas por lá. <3
13 de novembro de 2015 at 12:42
Oi Fernanda. Que bom que está gostando dos posts e das receitas. Obrigado mesmo 😉 Agora sobre os cogumelos, se você não gosta pode fazer com molho vermelho, ou então com molho branco. Acho que fazer esse mesmo molho sem os cogumelos pode ficar um pouco sem graça, mas também não vai ficar ruim. Se testar algum deles me avisa! Beijos, Angelo 🙂
10 de novembro de 2015 at 00:46
Fiz a receita e achei simplesmente deliciosa. Super fácil. Obrigada por compartilhar!
13 de novembro de 2015 at 12:42
Que ótimo Livia! Obrigado 🙂
15 de novembro de 2015 at 17:12
Receita deliciosa! Como várias outras receitas suas que já fiz. Obrigada por explicá-las com exatidão. Faz com que tenhamos certeza que vai dar certo. Grande abraço
11 de janeiro de 2016 at 10:00
Posso substituir a farinha de rosca por farinha de trigo? Valeu!
11 de janeiro de 2016 at 21:22
Oi Vinícius. Eu nunca testei essa mudança, mas acho que se você não quiser usar a farinha de rosca pode usar uma colher de sopa de farinha de trigo, só para dar liga na carne. Mais que isso acho que pode ser demais. Se testar depois me avisa como ficou 🙂 Abraço!
5 de maio de 2016 at 15:48
Eu normalmente não gosto muito de cogumelos, mas por acaso gostei bastante desta receita, ficou deliciosa. antes tinha feito esta versão:http://www.tudoreceitas.com/receita-de-almondegas-de-frango-e-arroz-3868.html, que gostei muito.
11 de junho de 2016 at 13:40
Excelente, uma delícia! Testado e aprovado
Valeu!