A última receita inspirada na minha viagem de Nova York é o meu novo jeito preferido de fazer e de tomar café: frio! Sempre gostei de tomar café gelado, mas sempre passava o café normalmente, com água quente, e depois esperava esfriar, ou então já colocava vários cubos de gelo, o que deixava ele bem aguado. Então descobri o Cold Brew, que é como eles chamam esse café passado a frio nos Estados Unidos. Com certeza um dos grandes movimentos de bebidas acontecendo por lá. O legal dele é que ele deixa o café mais saboroso e aromático. E como ele dura um bom tempo, você pode fazer uma vez por semana e aproveitar um café geladinho sempre que quiser. Eu viciei. Agora sempre tenho uma garrafa dele pronto na geladeira. O trabalho é mínimo e ainda rende muito.
Em Nova York quase todas as cafeterias já servem o Cold Brew. Até o Starbucks tem a sua própria versão. Alguns lugares tem um barril de café gelado e vão servindo durante o dia, até acabar o estoque. Porque diferente dos outros cafés, esse não dá pra fazer na hora. Você precisa de um tempinho para ele ficar pronto, tem que ser feito de um dia para o outro. Várias marcas também já vendem o café engarrafado, pronto pra beber (como dá pra ver nas fotos aqui embaixo). Um dos lugares que começou essa onda foi a Blue Bottle Coffee, uma cafeteria que começou em São Francisco e hoje está espalhada por vários pontos em Manhattan e no Brooklyn. Eles vendem o tradicional café no estilo New Orleans, em copos grandes, um pingo de leite e muito gelo. Então se você gosta de um café gelado já pode começar a fazer e se preparar para o verão daqui!
Café Passado a Frio (Cold Brew Coffee)
rende 1 litro de café
Ingredientes
1 xícara de café moído
6 xícaras (1,5 litros) de água fria
cubos de gelo, leite e extrato de baunilha para servir (opcional)
Coloque o pó de café dentro de um recipiente grande com tampa. Despeje a água dentro, misture bem, feche e deixe fora da geladeira e longe do sol, por no mínimo 12 horas.
Usando filtros de café e uma peneira, coe o café. Gosto de coar mais de uma vez pois na primeira acabam sobrando uns grãos no meio.
Sirva com cubos de gelo e um pouquinho de leite, açúcar e extrato de baunilha. Ou guarde em uma garrafa, na geladeira, por até duas semanas.
23 de novembro de 2015 at 13:12
Confesso que sou o seu oposto: não gosto de café gelado nem do Starbucks! Haha! Mas achei que essa receita, com leite e baunilha, eu até experimentaria porque eu amo qualquer coisa com baunilha.
beijos
https://oladobeldavida.wordpress.com/
26 de novembro de 2015 at 11:47
hahaha entendo Bel.. também não gostava até uns anos atrás. Hoje adoro mesmo. Testa um dia desses, quem sabe.. 😉
1 de dezembro de 2015 at 23:40
Nossa achei ótima a recita. tmb tomo café gelado igual vc fazia antes! Mas sinceramente quando eu viajei pra NY eu tava super empolgada com as cafeteria, tava doida pra tomar altos cafés e achei todos bem sem graça, muito aguados tmb. Vou tentar fazer desse seu jeito pra ver se fica mais forte!
31 de janeiro de 2016 at 11:20
Eu AMO café gelado e sempre tomo com gelo mas realmente fica aguado… Vou fazer esse hoje! Obrigaduuuuu
26 de julho de 2016 at 11:51
Olá.
Li que o ideal é preparar com grão moído para prensa, você saberia dizer se a torra ideal é a clara ?
Parabéns pelo post.
27 de julho de 2016 at 20:57
Valeu William. Olha, pra ser sincero, não tenho tanto conhecimento com torras de café para opinar sobre qual seria a melhor. Eu uso uma torra média, e fica bem gostoso. E a moagem acho que para prensa é melhor mesmo, já que ela tem um sistema de extração meio parecido. Mas já fiz com o pó moído para filtro e ficou ótimo. Valeu pelo comentário 😉