Esse ano, enquanto estava em Nova York, fiz um curso na Institute of Culinary Education de Dim Sum, que é como se chamam o conjunto de aperitivos da cozinha chinesa. No curso do Chef Youngsun Lee aprendi a fazer vários pratos típicos como costelinhas, guiozas, rolinhos primavera e pão chinês no vapor, que foi o meu preferido, sem dúvida nenhuma. Estava louco para repetir em casa e fazer a receita para o blog. Porém um dos ingredientes do recheio é um pedaço de Porco Barbecue Chinês, ou Char Siu. Em cidades grandes, com bairros chineses, é fácil encontrar esse porco já pronto, assado e embalado. Como aqui as coisas são diferente tive que ir atrás da receita para fazer uma versão caseira. Se quiser a receita completa do pãozinho chinês está nesse post.
Para minha surpresa, esse porco é tão maravilhoso sozinho que decidi transformar em uma receita só ele. Fatiado com um pouco de arroz jasmin fica uma refeição maravilhosa. Ele tem um sabor agridoce e levemente defumado, a carne fica macia e muito saborosa. O preparo é fácil, só demora porque precisa ficar de um dia para o outro na geladeira marinando no molho. Se você achar que a receita rende muito, minha dica é faça a receita completa, use metade na hora e congele metade para outra hora que tiver vontade.
Um dos ingredientes para essa receita talvez você não ache em qualquer mercado, é o Molho Hoisin, um molho bem típico nas receitas chinesas, agridoce, feito de soja fermentada. Se achar, compre! Vale muito a pena ter um em casa, ele dura pra sempre e é ótimo até puro com um filé de frango ou peixe. E ainda serve pra várias outras receitas chinesas como almôndegas de carne, molho para comer com guioza, e por aí vai.
Porco Barbecue Chinês (Char Siu)
para 4 pessoas
Para essa receita, usei duas peças de filé mignon e uma peça de lombo. Pode usar a combinação que preferir ou apenas um tipo, as duas ficaram bem gostosas. O lombo fica um pouco mais seco e tem a carne mais clara, o filé fica mais suculento e tem a carne mais escura.
O Molho Hoisin, como falei lá em cima, você encontra nas lojas de comida asiática. Pode comprar o pote todo e guardar na geladeira, porque ele dura muito e serve para vários pratos.
O arroz que uso para acompanhar esse prato é um arroz jasmim, que cozinho conforme a embalagem manda, mas com umas rodelas de gengibre junto, para deixar mais aromático e bem mais gostoso.
Ingredientes
1 kg de carne de porco (lombo sem osso ou filé mignon)
3 dentes de alho, ralado ou bem picado
1 col. de chá de sal
2 col. de sopa de açúcar
3 col. de sopa de shoyu
2 col. de sopa de vinagre de arroz ou mirin
3 col. de sopa de molho Hoisin
2 col. de sopa de mel
para finalizar
1 col. de sopa de molho Hoisin
1 col. de sopa de mel
cebolinha fatiada e arroz para servir
Corte a carne de porco para que fique tudo com tamanhos iguais, de preferência não muito grossos.
Misture todos os ingredientes e adicione à carne. Despeje em um saco hermeticamente fechado (tipo zip lock) ou então coloque em uma tigela (depois cubra com plástico filme para fechar). Misture bem e deixe na geladeira de um dia para o outro (no mínimo 8 horas).
Pré-aqueça o forno a 250ºC. Forre uma assadeira com muito papel alumínio. Se tiver uma grade para assar melhor, senão pode assar direto no papel alumínio mesmo, só unte com um pouco de óleo antes.
Retire o porco da geladeira e escorra um pouco. Despeje o molho barbecue que sobrou da marinada em uma tigela, você vai usar para pincelar o porco durante o cozimento.
Espalhe os pedaços de porco na assadeira e leve ao forno.
Asse por 25min, retire do forno, vire os pedaços e pincele com um pouco do molho.
Leve ao forno por mais 25min. Retire e repita a operação, virando e pincelando bem cada pedaço.
Asse no total por 1h a 1h e 20min, dependendo do tamanho dos pedaços e do forno, tirando, virando e pincelando a cada 15, 20min.
Quando estiver quase no final do cozimento, antes de dar a última pincelada de molho, misture o mel e o molho hoisin extra no que sobrou do barbecue, para engrossá-lo. Pincele o porco com o restante do molho e leve de volta ao forno por mais alguns minutos só para terminar de caramelizar.
Retire do forno, espere alguns minutos e sirva fatiado, com arroz e cebolinha.
21 de dezembro de 2015 at 18:17
Parece bem saborosa.
Acho a carne de porco tão saborosa pelo fato de ela pegar bem o tempero.
29 de dezembro de 2015 at 21:16
Parece muito bom e vou fazer esse prato pro réveillon, mas fiquei com uma dúvida: vc usou vinagre de arroz ou sake mirim no molho da marinada? Porque fui comprar o molho Hoisim na Mercearia Tokio aqui em BH e lá tinha tanto o vinagre de arroz quanto o sake mirim, que são diferentes.
5 de janeiro de 2016 at 20:14
Oi Lucas. Não consegui responder antes, então que você já deve ter feito a receita. Espero que tenha ficado boa! Acho que me confundi na hora de escrever a receita. Era pra ser um ou outro. Eles são diferente mas o resultado fica parecido. Eu usei vinagre de arroz porque já tinha em casa. O que você usou? Abraço e feliz ano novo!
31 de dezembro de 2015 at 16:25
eba, também to fazendo isso pra ceia! e fiquei na mesma dúvida. na dúvida, pus vinagre de arroz e um pouquim de saquê. ops. será que vai ficar bom? aliás, to fazendo a ceia inteira cozinha dal bó: o mousse com whisky e os biscoitos de gengibre, que não deu tempo de fazer no natal…
5 de janeiro de 2016 at 20:10
Oi Ilana! Que lindo! Espero que tenha dado tudo certo. Estava sem internet e não consegui responder. Eu uso vinagre de arroz mesmo, mas com mirim também fica bom. Um ótimo ano novo para você!! Beijos, Angelo 🙂
31 de dezembro de 2015 at 16:32
ps: sou a nova distribuidora oficial de molho hoisin em sp. já que tava em falta na liberdade, na fissura de fazer essa receita comprei uma lata de 2kg! hahahah. alguns amigos já se candidataram a pegar um pouco, mas se alguém mais quiser, distribuo com alegria.