Confesso que fico com um pouco de preguiça de receitas com muitos ingredientes na hora da finalização. Mas cada vez mais vejo que é isso que transforma um prato ordinário em extraordinário. Um purê de cenoura é algo meio sem graça, é verdade. Agora misturado com outros sabores e texturas se transforma em um prato de verdade, complexo e saboroso. Nessa receita a páprica o deixa picante, o iogurte fresco, a amêndoa crocante e o coentro perfumado. Isso tudo junto em uma só garfada é bem especial.
Essa receita é inspirada em um prato que provei em São Francisco, no Bar Tartine. O cardápio de lá é incrível, e vou tentar recriar outros pratos lindos que provei por lá. Esse em questão era um purê de cenouras muito picante, servido com tahine, iogurte e sementes crocantes. Adaptei um pouco a receita, retirei o tahine e adicionei umas folhas verdes por cima. O seu sabor adocicado e picante é ótimo como acompanhamento leve para alguma carne, frango ou peixe. O que coloco aqui na receita é apenas uma sugestão de elementos que podem incrementar essa receita. Você pode fazer como bem quiser. Pode trocar as amêndoas por sementes de abóbora, o coentro por hortelã, o iogurte por tahine.. e por aí vai. Possibilidades infinitas.
Purê de Cenouras Picante
para 2 a 4 pessoas
Uma colher de páprica deixa o purê bem picante. Se não for muito fã de pimenta pode fazer com menos, ou então ir testando e colocando mais até ficar do jeito que você quiser.
Ingredientes
1 kg de cenouras (+/- um maço)
1 col. de sopa de páprica picante
para servir – opcional
2 col. de sopa de iogurte integral não adoçado
amêndoas tostadas
folhas de coentro ou salsinha
Descasque e fatie as cenouras em rodelas.
Aqueça uns fios de azeite de oliva em uma panela e refogue as cenouras por 5 minutos em fogo médio, até quase começar a dourar.
Adicione 2 xícaras de água fria, tempere com sal, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, até as cenouras ficarem bem macias. Se começar a secar vá adicionando um pouco mais de água aos poucos. A ideia é cozinhar até a água quase secar, mas deve sobrar um pouco para deixar o purê cremoso.
Enquanto elas cozinham aproveite para tostar as amêndoas, se for usá-las, no forno por 10min ou em uma frigideira em fogo médio.
Retire as cenouras do fogo e bata no liquidificador com a água do cozimento, adicionando um pouco mais de água se achar necessário. Adicione a páprica e bata mais um pouco. Prove para ver se precisa de mais sal ou tempero.
Sirva em um prato grande com as colheradas de iogurte, amêndoas, coentro/salsinha e polvilhe com mais um pouco de páprica por cima.
3 de dezembro de 2015 at 11:24
Que fotos lindas. <3 Morrendo de vontade de comer esse purê!
4 de dezembro de 2015 at 13:22
Vou fazer, deve ser maravilhoso a mistura desses sabores.
17 de dezembro de 2015 at 16:07
migo as fotos tão incríveis!!! cores lindas!!!
21 de dezembro de 2015 at 21:02
<3