Essa provavelmente deve ser a última receita que vou postar esse ano, então deixei a melhor para o final. Uma torta com base de massa podre e um recheio de creme de amêndoas, chamado de frangipane e figos. O frangipane tem um sabor muito forte de amêndoas, e uma textura incrível, macia e úmida. Os figos caramelizam durante o cozimento e ficam doces e quase se desmancham. A combinação dos dois sabores, complementados pelo aroma de raspas de casca de laranja, é uma sobremesa elegante, bonita, com um ar um pouco rústico, e um sabor maravilhoso. Digna da ceia de Natal.
O nome desse recheio, como eu disse acima, é frangipane, uma receita de origem italiana, uma massa com partes iguais de amêndoas, manteiga e açúcar, e normalmente é incrementada com alguma fruta ou geleia. Já vi feita com pêras, com maçã, com geléia de framboesa, mas acho que ainda prefiro a de figos. Além de combinar muito com o clima natalino, o figo combina muito bem com as amêndoas.
Espero que esse ano tenha sido lindo na cozinha de todos vocês, e desejo um Natal cheio de comidas lindas, boas e de verdade, que para mim é tudo que é feito com amor e com carinho. Um Feliz Natal para todos!
Torta de Figo e Amêndoas
Ingredientes
para a massa
2 xícaras (250gr) de farinha de trigo
1/2 xícara (50gr) de açúcar de confeiteiro
125gr de manteiga sem sal, gelada
1 ovo
papel manteiga
alguns punhados de arroz ou feijão, para fazer peso sobre a massa
para o recheio de Frangipane
1 xícara (150gr) de amêndoas, com ou sem casca, inteiras ou laminadas
2 col. de sopa de farinha de trigo
150gr de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
⅔ xícara (150gr) de açúcar refinado
2 ovos
8 a 10 figos
raspas da casca de uma laranja
1 col. de sopa de açúcar
Massa
No processador:
Em uma pequena tigela, bata o ovo levemente com um garfo. No processador, coloque a farinha e o açúcar de confeiteiro e pulse algumas vezes para misturar bem. Adicione a manteiga gelada, em cubos, e pulse por 10 segundos, pare e pulse mais 10, repita isso até que a massa esteja bem esfarelada, mas a manteiga ainda esteja em pedacinhos do tamanho de ervilhas. Adicione o ovo batido ao processador e pulse mais alguns segundos por vez, até que a massa comece a formar uma bola. Não processe mais que isso, para não deixar a massa muito elástica. Despeje sobre um pedaço de plástico filme, forme uma bola e leve à geladeira por no mínimo uma hora (ou até 2 dias, ou no freezer por alguns meses).
À mão:
Em uma pequena tigela, bata o ovo levemente com um garfo. Em uma tigela grande, misture a farinha e o açúcar. Adicione a manteiga em cubos e, com as mãos, vá misturando tudo, apertando bem a manteiga entre os dedos, até que ela esteja bem esfarelada, mas não unida. Adicione o ovo batido e, rapidamente, vá trabalhando a massa até conseguir juntá-la em uma bola. Muito cuidado para não apertar a massa demais, isso deixa ela muito elástica, o que não é bom. Transfira para um pedaço de plástico filme e leve à geladeira por no mínimo uma hora (ou até 2 dias, ou no freezer por alguns meses).
Continuação, para os dois métodos:
Retire a massa da geladeira e separe uma forma de fundo removível. Polvilhe farinha sobre uma tábua ou bancada lisa e abra a massa com um rolo de massa ou garrafa de vinho. Vá abrindo aos poucos, sem muita força, e girando a massa sempre para não grudar. Enrole a massa no rolo e desenrole sobre a forma. Aperte bem para fixá-la, e retire as bordas que sobrarem nas laterais. Faça furos com um garfo e leve ao freezer por no mínimo uma hora.
Pré-aqueça o forno à 180ºC. Retire a forma do freezer, cubra com um pedaço de papel manteiga e despeje os punhados de arroz ou feijão sobre ela, pressionando bem, para fazer peso. Isso garante que ela não irá inflar ou encolher enquanto assa. Leve diretamente ao forno, e asse até que as bordas estejam douradas. Mais ou menos uns 20 minutos, mas pra mim às vezes demora mais. Retire do forno, retire o arroz/feijão e deixe esfriar enquanto prepara o recheio. Não desligue o forno.
Recheio
Em um processador de alimentos, triture a amêndoa até obter uma farinha grossa. Adicione a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar e os ovos, e bata até obter uma massa bem misturada. Reserve na geladeira até a hora de rechear a torta.
Limpe os figos e corte a ponta de cada um. Faça um corte em cruz sobre cada figo, sem chegar até o final, é só para abrir eles um pouco.
Espalhe o recheio de amêndoas sobre a base da torta. Arrume os figos como desejar, apertando um pouco para abrí-los. Não tem problema se eles ficarem muito para cima do recheio, eles vão murchar e a torta ficará nivelada no final.
Raspe as cascas da laranja por cima da torta e salpique o açúcar sobre os figos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse por 45min a 1 hora, até que o recheio esteja dourado nas bordas e um pouco firme no centro. Retire do forno e deixe esfriar por uma hora antes de servir, para o recheio firmar bem, ou então deixe esfriar completamente e sirva em temperatura ambiente. Guarde na geladeira se não for servir em seguida.
22 de dezembro de 2015 at 17:20
que deliciaaaa!!!
amigo foi lindo esse ano na minha cozinha, graças a vc e seu site maravilhoso! me inspirou muito!
experimentei fazer muitas receitas novas!!! obrigado pela inspiração! feliz ano novo! nos vemos em 2016! <3
10 de janeiro de 2016 at 09:37
Vou aproveitar a época de figos para fazer essa torta linda. Qual a medida da fôrma utilizada?
11 de janeiro de 2016 at 21:20
Oi Adriana. Aproveita e faz sim. Ela é ótima! E pra essa eu usei uma forma de 23cm de diâmetro. Beijos e boa sorte na cozinha 😉