Essa foi outra das receitas da Serra do Cipó, onde passei o final do ano. Agradecimento especial para o Otávio, que preparou essa massa maravilhosa no dia em que chegamos lá, exaustos depois de 15 horas de viagem.
Cheia de legumes cozidos misturados em pedaços, meio despedaçados, meio inteiros. Uma mistura linda, simples mas muito gostosa. Não sou muito fã desse nome rústico, mas nesse caso ele se encaixa perfeitamente.
Essa é daquelas receitas não-receita, escrevi a receita completa bem explicada, do jeito que fizemos lá, mas encare apenas como um guia, uma inspiração, e faça todas as alterações que quiser. De repente você pode deixar o pimentão de lado e adicionar berinjelas junto com as abobrinhas. Ou então quem sabe adicionar queijo feta ou mussarela de búfala no final e outros temperos tipo tomilho ou orégano durante o cozimento. Se não quiser cozinhar os tomates por muito tempo, tomates em lata vão ficar deliciosos também. Essa é a beleza de um prato rústico como esse. Não tem muito o que dar errado, só não queimar nada e não exagerar no sal que o sucesso é garantido.
Massa com Molho Rústico de Legumes
para 4 a 5 pessoas
Nas fotos fizemos uma quantidade enorme de massa, por isso vou reduzir os ingredientes para um pacote.
Como disse lá em cima, pode fazer várias alterações nessa receita. Como usar tomate em lata ao invés de tomates frescos, usar outros queijos e temperos, ou uma mistura de vários, adicionar berinjela, tirar o pimentão, e por aí vai.
Ingredientes
1 pacote (500gr) de massa de qualquer formato, usamos penne
4 tomates, maduros de preferência
1 abobrinha
1 pimentão
1 cebola
3 dentes de alho
um pedaço grande de queijo minas ou parmesão ou qualquer outro queijo que desejar, ralado na hora
algumas folhas de manjericão
Comece colocando os tomates para cozinhar, inteiros, em uma panela grande, com alguns fios de azeite de oliva. Deixe cozinhando em fogo médio até que os tomates comecem a desmanchar, se achar que vai queimar coloque um pouco de água. Enquanto eles cozinham prepare o restante.
Coloque uma panela de água para ferver para cozinhar a massa depois.
Próximo passo retirar a pele do pimentão. Coloque-o diretamente sobre a chama do fogão, e deixe queimar, virando sempre com um garfo, até que ele fique preto de todos os lados. Retire do fogo e espere esfriar um pouco. Quando conseguir, retire a casca e as sementes e pique em pedaços pequenos. Reserve.
Pique a abobrinha e a cebola em cubos e fatie os dentes de alho.
Em uma frigideira grande refogue a abobrinha com uns fios de azeite, até ela ficar levemente cozida e dourada, tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Retire a abobrinha, coloque mais um pouco de azeite na frigideira e refogue a cebola e o alho por alguns minutos, até a cebola começar a dourar. Junte a abobrinha cozida e o pimentão picado e refogue por mais uns minutos. Desligue o fogo e reserve.
Coloque a massa para cozinhar, conforme as instruções da embalagem.
Quando os tomates estiverem cozidos, tenham soltado um pouco de água e virado quase um molho, esmague-os com uma colher de pau, para deixá-los em pedaços, mas sem desmanchar muito. Adicione todos os legumes cozidos dentro da panela e cozinhe mais um pouco, somente para misturar todos os sabores. Prove para ajustar o sal e a pimenta do reino.
Escorra a massa, despeje colheradas do molho e espalhe o queijo ralado por cima. Misture levemente, adicione umas folhas de manjericão e sirva em seguida.
23 de janeiro de 2016 at 00:41
Adorei as fotos! Esse tipo de molho é delicioso. Feito no fogão a lenha então…. (L)
3 de janeiro de 2018 at 19:41
To apaixonada por essa receita!
Vou tentar fazer hoje para minha família 🙂
Vc arrasa