Amo parmegiana. Filé, frango, beringela. Acho que tudo combina e tudo fica bom. Também.. algo à milanesa gratinado com molho de tomate e muito queijo, difícil ficar ruim. Na viagem que fiz para Nova York ano passado comi em um restaurante chamado Parm, que servia vários tipos de sanduíches tipo Parmegiana. Comi um de frango e era incrível. Fiquei com muita vontade de fazer em casa. A receita não é difícil, mas é trabalhosa, já que você precisa fazer o milanesa antes de tudo. Mas depois disso é facinho.

É uma receita bem legal para servir em uma festa, mesmo que seja meio trabalhosa, você pode deixar tudo pronto e levar ao forno para o queijo derreter no final, com todos os sanduíches montados. Ou então dá pra fazer um sanduíche de metro, em uma baguete, e cortar em pedaços menores para servir. Alimenta super bem e é bom pra caramba.

Sanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à Parmegiana  Sanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à Parmegiana  Sanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à Parmegiana  Sanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à Parmegiana  Sanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à ParmegianaSanduíche de Frango à Parmegiana

Sanduíche de Frango à Parmegiana
para 2 sanduíches

Se for usar um peito de frango inteiro, corte-os em filés pelo comprido ou peça para o seu açougueiro já fazer isso para você.

Ingredientes
500gr/2 xícaras de molho de tomate não temperado
1 dente de alho
uma pitada de pimenta calabresa (opcional)
2 filés de frango
1 ovo
½ xícara de farinha de rosca
2 col. de sopa de farinha de trigo
1 xícara de óleo para fritar
2 pães ciabatta ou baguete
1 xícara (100gr) de queijo muçarela, ralado grosso
½ xícara (30gr) de queijo parmesão fresco, ralado fino

Pique o dente de alho. Aqueça uns fios de azeite em uma panela pequena e frite o alho rapidamente. Adicione o molho de tomate, tempere com sal, pimenta do reino e pimenta calabresa (se quiser usar) e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos, até engrossar levemente. Reserve enquanto prepara os filés.

Com um martelo de carne, rolo de massa ou frigideira pesada, bata os filés até ficarem bem finos. Isso ajuda na hora de cozinhá-los. Tempere-os com sal e pimenta do reino dos dois lados.

Separe dois pratos fundos. Em um bata ligeiramente o ovo com um garfo. Em outro espalhe a farinha de rosca. Em uma tábua ou outro prato espalhe a farinha de trigo.

Para empanar, passe os filés na farinha de trigo, apertando bem para grudar. Sacuda um pouco para retirar o excesso e passe no ovo, molhando os dois lados. Em seguida passe na farinha de rosca, apertando bem para fixar dos dois lados. Reserve em um prato enquanto faz o mesmo com o outro filé.

Pré aqueça o forno a 220ºC e separe um prato com papel toalha para escorrer os filés. Aqueça o óleo em uma frigideira. Teste com a ponta de um dos filés para ver se já está bom. Quando estiver bem quente, frite os filés, um de cada vez, alguns minutos de cada lado, até dourar. Retire e coloque sobre o papel toalha. Reserve enquanto prepara os pães.

Forre uma assadeira grande com papel alumínio. Corte os pães ao meio, espalhe um pouco de azeite de oliva sobre eles e leve ao forno pré-aquecido, virados para baixo. Asse por 5 a 10 minutos, até dourar levemente. Cuidado para não queimá-los.

Retire, vire-os e espalhe uma colherada de molho em cada pão. Arrume os filés em cima do pão e cubra-os com mais umas colheradas generosas de molho. Espalhe o queijo por cima do molho, fazendo um montinho. Leve ao forno até o queijo derreter, uns 10min.

Retire, feche os sanduíches, corte ao meio e sirva na hora.