Este é um risoto com uma combinação clássica de sabores. Abóboras com sálvia. Já havia visto ele ser preparado em livros, programas de tv e alguns blogs, sempre fiquei com água na boca, pois são dois sabores que eu gosto de verdade. A abóbora e seu adocicado macio, principalmente quando assada, juntamente com a sálvia frita, crocante e com um sabor muito forte e particular. Os dois juntos, em um prato rico como o risoto se complementam de uma forma linda. Aproveitei então a oportunidade de usar as mini abóboras que colhi na Super Colheita da Isla Sementes para preparar esse risoto e servi-lo dentro das mini abóboras, o que deixou tudo ainda mais interessante.
Minha primeira ideia ao ver as mini abóboras foi bem óbvia, camarão na moranga. Mas convenhamos que a internet brasileira não precisa de mais uma receita de camarão na moranga, então pensei um pouco mais e resolvi reforçar o tema da abóbora, e colocar mais abóbora dentro do prato. Até porque as mini abóboras, depois de limpas, não possuem tanta carne assim, então a abóbora extra se faz necessária.
Mas se quiser fazer a receita mesmo sem as mini abóboras, vá em frente! Por favor! É uma receita ótima de qualquer forma, perfeita para servir em um almoço ou jantar especial (até por isso que fotografei o risoto dentro mas também fora das mini abóboras).
Risoto de Abóbora e Sálvia na Mini Abóbora
para 4 a 6 pessoas
Se quiser, pode fazer o risoto normalmente sem as mini abóboras, fica ótimo também.
Ingredientes
meia abóbora japonesa/cabotiá
4 a 6 mini abóboras (opcional)
um punhado de folhas de sálvia
1 litro de caldo de galinha ou de legumes (de preferência caseiro, tipo esse)
1 cebola média
1 alho poró
2 dentes de alho
400gr (2 xícaras) de arroz arbóreo ou carnaroli
1 taça de vinho branco
1 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1 col. de sopa de manteiga (com ou sem sal)
Pré aqueça o forno a 200ºC.
Retire as sementes e fatie a abóbora japonesa em gomos. Arrume em uma assadeira, com a casca para baixo e regue com azeite de oliva, sal e pimenta do reino. Esfregue com as mãos para espalhar tudo.
Abra uma tampa nas mini abóboras, retire as sementes e também regue com azeite, sal e pimenta do reino. Embrulhe todas com papel alumínio.
Leve todas as abóboras ao forno por meia hora, até que a abóbora japonesa esteja levemente dourada e macia (mas não muito mole) e as mini abóboras estejam levemente macias também. Deixe as mini abóboras embrulhadas. Retire a casca das abóboras japonesas com uma faca e corte em cubos. Reserve até a hora de usar.
Enquanto as abóboras assam, frite metade das folhas de sálvia em umas colheres de azeite de oliva. Escorra e deixe sobre um papel toalha. Reserve para depois.
Agora comece o risoto. Aqueça o caldo e deixe-o em uma panela em fogo baixo. Pique a cebola, o alho poró, o alho e o restante das folhas de sálvia.
Em uma panela grande e larga, refogue a cebola e o alho poró por alguns minutos, até ela começar a dourar. Adicione o alho e a sálvia e refogue por um minuto.
Jogue o arroz na panela, aumente o fogo e refogue por alguns minutos, até que ele comece a ficar translúcido. Despeje o vinho branco na panela e mexa até que o líquido seja absorvido.
Abaixe o fogo e adicione uma concha de caldo e uma pitada de sal, misture tudo e abaixe o fogo.
Agora começa a etapa do cozimento do risoto. Com paciência, vá adicionando uma concha de caldo de cada vez, sempre que o risoto absorver o líquido, mas sempre antes dela começar a grudar no fundo da panela.
Quando o arroz estiver al dente, quase cozido, mas ainda duro no meio, adicione as abóboras em cubo. Misture e cozinhe por mais alguns minutos (só para aquecer).
Desligue o fogo, adicione mais uma concha do caldo, a colher de manteiga, o queijo ralado e as folhas de sálvia frita. Misture tudo, prove o tempero e ajuste o sal e pimenta do reino.
Rechei as mini abóboras com o risoto e leve ao forno novamente, só até aquecer a abóbora, uns 10 minutos. Sirva imediatamente.