Sou muito fã de Bolo de Rolo, aquele doce clássico do nordeste, um rocambole com uma massa absurdamente fina, com milhares de camadas recheadas de goiabada. Por isso, esse bolo é uma homenagem a ele, porém em formato de bolo tradicional e com uma pegada meio Romeu e Julieta também, porque acho que goiabada e queijo realmente nasceram um para o outro. Várias camadas de crepes fininhos, intercalados com goiabada cremosa e cobertas com uma cobertura de cream cheese. Um receita linda, um pouquinho trabalhosa, mas que vale todo o esforço.

Bolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream CheeseBolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream Cheese  Bolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream CheeseBolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream CheeseBolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream CheeseBolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream Cheese  Bolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream CheeseBolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream CheeseBolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream CheeseBolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream CheeseBolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream CheeseBolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream CheeseBolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream Cheese

Bolo Crepe de Goiabada com Cobertura de Cream Cheese

Ingredientes
50gr (3 col. de sopa) de manteiga
4 ovos
2 xícaras de leite
1 xícara de farinha de trigo
2 col. de sopa de açúcar
½ col. de chá de sal
2 col. de sopa de óleo para untar a frigideira
400gr (2 xícaras) de doce cremoso de goiaba
300gr de cream cheese
⅓ de xícara de açúcar de confeiteiro

Derreta a manteiga em uma panela pequena ou no microondas e deixe esfriar um pouco.

No liquidificador (ou com um mixer de mão) faça a massa dos crepes, batendo a manteiga, os ovos, o leite, a farinha, o açúcar e o sal. Bata bem até a massa ficar homogênea. Leve à geladeira por meia hora.

Depois que a massa resfriar um pouco, faça os crepes. Aqueça uma frigideira média, de preferência anti-aderente e pincele com um pouco de óleo ou esfregue com um papel toalha. Despeje uma concha da massa e rapidamente gire a frigideira para espalhar bem. A ideia é fazer crepes bem finos, então utilize o mínimo necessário de massa, apenas para cobrir todo o mundo da frigideira. Cozinhe a massa de um lado até que ela não esteja mais molhada na parte de cima e esteja levemente dourada na parte de baixo. Com a ajuda de uma espátula, levante um dos cantos do crepe e, com as duas mãos, levante e gire o crepe para cozinhar o outro lado. Provavelmente a primeira tentativa vai ser um desastre, sempre é pra mim, sem problemas, da segunda em diante você pega o jeito. Cozinhe o outro lado por menos de um minuto, só até dourar levemente. Retire e coloque em um prato forrado com papel toalha. Repita com o restante da massa, até fazer todos os crepes. Pode empilhar todos os crepes sem problemas, eles não irão grudar. A ideia é fazer entre 15 a 20 crepes, eu consegui 18. Deixe esfriar completamente antes de continuar.

Enquanto eles esfriam, faça a cobertura. Com um batedor de arames ou um garfo, bata o cream cheese com o açúcar de confeiteiro, apenas o suficiente para misturar, não bata demais. Leve à geladeira até a hora de usar.

Agora monte o bolo. Comece com um crepe, espalhe uma colherada pequena de goiabada. Espalhe ela por toda a superfície do crepe, e tente deixar o menos possível no meio, para o bolo ficar mais reto no final. Cubra com outro crepe e aperte levemente com as mãos para nivelar. Repita com todos os crepes e leve à geladeira para assentar, por uma meia hora. Retire e espalhe a cobertura sobre o bolo com cuidado para não deslizar os crepes. Leve de volta a geladeira por mais um tempinho antes de servir, para a cobertura endurecer um pouco.

Retire da geladeira na hora de servir e corte fatias com uma faca bem afiada.

 

Essa receita foi selecionada para um especial de Feta Junina da Westing Magazine.