Uma receita digna de Pinterest, esses copos são lindos, doces e bem gostosos. Pra quem gosta dessa combinação são perfeitos. São quatro ingredientes que se intercalam nas camadas desses copinhos: uma farofa doce crocante, tipo uma massa de biscoito caseiro amanteigado esfarelado (uma das melhores coisas que aprendi a fazer ano passado, usei a primeira vez nessa receita aqui); logo por cima um creme maravilhoso de chocolate branco, uma mistura entre um creme de confeiteiro e um mingau, uma consistência cremosa e aveludada, com sabor de leite e de chocolate branco; logo depois uma camada de cerejas em calda picadas, durinhas e doces; e pra completar, a cereja do bolo é o chantilly cor de rosa, feito com a calda da cereja, docinho e muito leve. Dá pra imaginar que o resultado é um doce bem doce. E é mesmo. Não é para quem não curte um açúcar, mas para quem curte, vale a pena!
Copos de Chocolate Branco e Cereja
para 4 copos médios ou vários pequeninhos
Eu gosto de fazer minha própria farofa doce em casa, porque acho que não tem comparação, mas se não quiser se dar ao trabalho pode usar algum biscoito doce quebradinho no lugar.
Eu usei para fazer um copo médio, o que é uma quantidade bem generosa de doce. Também dá pra fazer vários potinhos pequenos para servir em uma festinha, usando uma camada só de cada ingrediente.
Ingredientes
para o Creme de Chocolate Branco
170gr de chocolate branco
3 xícaras de leite integral
6 gemas
4 col. de sopa de maizena
½ xícara de açúcar
3 col. de manteiga sem sal
para a Farofa Doce Crocante
1 xícara de farinha de trigo
100gr de manteiga sem sal
½ xícara de açúcar
para o Chantilly de Cereja
1 vidro de 225gr de cerejas em calda
1 xícara de creme de leite fresco (não pode ser de latinha ou de caixinha)
Comece fazendo o Creme de Chocolate Branco, pois ele precisa de bastante tempo para esfriar. Se quiser pode até fazer no dia anterior e deixar pronto.
Pique o chocolate branco em pedaços bem pequenos e reserve numa tigela de vidro ou metal.
Em uma panela média, aqueça o leite até ele quase começar a ferver. Desligue o fogo.
Em uma tigela, bata levemente as gemas com a maizena e o açúcar. Despeje algumas colheradas do leite quente na tigela e misture com um batedor de arames. Repita com mais algumas colheradas de leite, até que a tigela esteja levemente morna. Despeje esse creme de gemas dentro da panela com o restante do leite, leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre com o batedor de arames.
Depois que começar a borbulhar conte dois minutos e desligue o fogo. Despeje o creme ainda bem quente sobre o chocolate branco picado. Adicione também a manteiga. Misture tudo até que o chocolate tenha derretido e se misturado ao creme. Se ainda ficar com alguns pedaços de chocolate não tem problema, são uma delícia.
Cubra com um plástico filme encostando o plástico diretamente sobre o creme, para ele não formar uma casquinha, e leve à geladeira por algumas horas, até que ele esfrie e endureça um pouco.
Enquanto o creme esfria prepare a Farofa Doce.
Corte a manteiga em cubinhos, ainda gelada. Em uma tigela misture com as mãos a manteiga, a farinha e o açúcar. Aperte a manteiga entre os dedos para misturar bem, até que fique tudo unido mas ainda meio esfarelado, como uma farofa mesmo. Leve ao congelador por 15 minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 180ºC.
Despeje a farofa congelada em uma assadeira antiaderente e leve ao forno. Asse até que fique dourada, por mais ou menos 15min, mexendo e virando de vez em quando para assar de todos os lados. A minha ficou um pouco a mais no forno por isso ficou um pouco escura, mas mesmo assim ficou ótima e bem crocante.
Retire do forno e deixe esfriar até a hora de usar. Pode também fazer antes e guardar em um pote bem fechado.
Quando o Creme e a Farofa já estiverem prontos e frios siga com a receita.
Escorra as cerejas em uma peneira reservando a calda. Corte as cerejas ao meio, mas deixe algumas inteiras para decorar no final.
Na batedeira ou com um batedor de mão, bata o creme de leite até que ele comece a engrossar. Adicione duas colheres de sopa da calda das cerejas e bata mais um pouco, até ficar em ponto de chantilly. Muito cuidado para não bater demais, senão o chantilly vai se separar.
Agora, com os quatro componentes prontos e à mão, é hora de montar os copinhos. Comece com uma camada generosa de Farofa, cubra com o Creme, salpique as Cerejas cortadas, repita com Farofa, Creme e Cereja. Cubra com uma colherada generosa de Chantilly e a Cereja do bolo ao final. Pronto! Pode comer na hora (melhor) ou guardar na geladeira até a hora de servir (mas cuidado que com o tempo a farofa pode amolecer um pouco).
12 de abril de 2016 at 00:45
Delícia, sobremesa dos Deuses!
12 de abril de 2016 at 00:46
Delícia, sobremesa dos Deuses!
18 de abril de 2016 at 03:09
Maravilhoso