Bolinhos e frituras feitos em casa dão trabalho, eu sei, mas o resultado é tão compensador e tão delicioso que sempre que faço fico com vontade de fazer de novo. Esse croquete me deixou com muita vontade, assim que terminei de comer já queria de novo. A mostarda escura dá um sabor bem gostoso para o croquete, pois uso ela quando cozinho o lombo e também quando faço a massa do croquete, e o sabor picante e forte dela é perfeito com carne de porco. O processo é um pouco trabalhoso pois envolve cozinhar e desfiar o lombo de porco antes de preparar o croquete, mas a panela de pressão ajuda bastante. Essa é daquelas receitas ótimas pra fazer em um final de semana em que você esteja inspirado para passar umas horinhas produtivas na cozinha, e com um bando de gente com vontade de comê-los assim que saírem da panela de óleo fumegante, pois eles são mil vezes melhores recém fritinhos.
Croquetes de Porco Desfiado com Mostarda Escura
rende 15 a 20 croquetes
Ingredientes
500gr de lombo suíno sem osso
2 cebolas
3 dentes de alho
2 folhas de louro
4 col. de sopa de mostarda escura
1 xíc. de leite
¼ de xíc. de farinha de trigo
2 ovos
½ xíc. de farinha de rosca
mais mostarda escura para servir
Pique uma cebola e dois dentes de alho. Tempere o lombo com sal e pimenta do reino.
Aqueça uma panela de pressão com uma colher de óleo. Refogue o lombo, virando-o até que todos os lados estejam bem dourados. Adicione a cebola o alho picado e refogue até começar a dourar.
Cubra com água, adicione 2 colheres de mostarda e as folhas de louro e mistura. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 45min a 1h, a partir do momento que pegar pressão. Depois de meia hora de cozimento, gosto de retirar a pressão, abrir a panela e ver se precisa de mais água antes de continuar o cozimento, para ter certeza de que ela não vai secar e queimar a carne.
Depois de cozida, retire o lombo da panela e desfie com dois garfos. Deixe o caldo que sobrou na panela para usar depois.
Coloque a carne em um processador e triture rapidamente, até conseguir um desfiado bem fininho. Se não tiver processador pode desfiar com os garfos e depois picar um pouco com uma faca.
Pique a outra cebola e dente de alho. Aqueça uma frigideira com uma colher de óleo e refogue a cebola e o alho, até começar a dourar. Adicione a carne desfiada e refogue rapidamente. Tempere com sal e adicione duas colheres do molho da panela e 2 colheres de mostarda escura. Misture tudo rapidamente e abaixe o fogo.
Em uma tigela, bata o leite e a farinha. Vá adicionando essa mistura à frigideira aos pouquinhos, até você conseguir uma massa de consistência firme mas ainda úmida. Se adicionar tudo talvez fique mole demais, e você terá que adicionar um pouco mais de farinha para engrossar.
Retire do fogo, transfira para um prato e deixe esfriar um pouco. Separe a farinha de rosca em uma tigela e em outra bata os ovos rapidamente com um garfo.
Na hora de empanar, pegue uma colherada do croquete e molde com as mãos. É uma massa bem fácil de manusear, se estiver no ponto certo ela não irá grudar muito nas mãos. Passe no ovo, com a ajuda de um garfo para não grudar as mãos, e jogue na farinha de rosca. Passe com as mãos e bata um pouquinho para retirar o excesso. Coloque os croquetes em um prato.
Quando tiver feito todos, aqueça uma panela média com óleo para fritar. Quando estiver bem quente, frite os croquetes, virando de vez em quando para dourar todos os lados. Retire-os e coloque em um prato forrado com papel toalha.
Sirva imediatamente com um pote de mostarda escura.
6 de julho de 2016 at 18:53
Como a carne é cozida e desfiada antes, acho que em vez de frito pode ser assado, não? Tenho MUITA preguiça de fritura pelo cheiro, pela bagunça que faz e pela questão de saúde, rs. Mas fiquei na dúvida e achei que valia a pena perguntar 🙂
7 de julho de 2016 at 12:38
Oi Livia. Ele provavelmente deve ficar bem gostoso assado também, porém ainda não testei. Fiz ele frito porque amo croquete frito mesmo. Mas deve dar certo assado sim. Se testar me avisa 🙂