Esse bolo é inspirado na versão americana do bolo de cenoura, sempre feito com canela, cenoura ralada e cobertura de creamcheese. Bem diferente da nossa versão brasileira, mas bem gostosa também. Deixei a receita original um pouco mais natural e integral, trocando o óleo/manteiga por azeite de oliva e também usando apenas farinha integral. A cobertura também ficou mais leve, já que normalmente ela ainda vai açúcar a manteiga. Usei Maple Syrup porque tinha em casa, mas pode fazer com mel também, tipo a cobertura que fiz nesse bolo de abobrinha com ricota. Como a massa dele é bem pesada, ele não é um bolo fofo que cresce bastante. Ele é bem úmido e firme, o que eu acho uma delícia para um bolo integral. Se conseguir umas cenouras orgânicas então, vai ficar ainda melhor.
Fiz esse bolo a primeira vez no início deste ano, para o aniversário de uma amiga, que ama coisas naturais. Fiz uma versão mais aniversariante em uma forma redonda e com velinhas, mas não consegui fotografar, então refiz ele em uma versão mais bolo para café, ficou uma delícia também. Então pode optar por um ou por outro, os dois dão certo.
Bolo Integral de Cenoura com Cobertura de Creamcheese e Maple Syrup
Pode usar uma forma de pão como eu fiz ou também uma forma de bolo redonda normal, apenas cuidado na hora do cozimento. Na forma redonda ele ficará mais fino e cozinhará mais rápido.
Ingredientes
1 e ½ xícara de cenoura ralada (4 a 6 cenouras)
1 xícara de farinha de trigo integral
1 col. de chá de bicarbonato de sódio
½ col. de chá de sal
½ col. de chá de canela em pó
1 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de azeite de oliva
2 ovos
150gr de cream cheese
2 col. de sopa de maple syrup (ou mel)
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com azeite de oliva uma forma de pão ou uma forma de bolo pequena.
Descasque e rale as cenouras usando um ralador grosso. Reserve.
Em uma tigela, misture a farinha com o bicarbonato, o sal e a canela. Reserve.
Bata o açúcar mascavo e o azeite com um batedor de arames, até desmanchar algumas bolinhas do açúcar, algumas podem ficar inteiras sem problemas. Adicione os ovos e bata mais um pouco. Depois adicione as cenouras e misture bem.
Adicione a mistura de farinha e misture com uma espátula, até que a massa fique homogênea.
Despeje dentro da forma e leve ao forno pré-aquecido por 30 a 45min, dependendo da forma. Teste com um palito para checar se o bolo já está cozido antes de retirar. Como a massa é bem pesada ele não é um bolo que cresce muito.
Retire do forno e espere 15 minutos antes de desenformar. Depois de desenformado espere esfriar por no mínimo uma hora antes de cobrir com a cobertura. Retire o cream cheese da geladeira nessa hora para ele amolecer enquanto o bolo esfria.
Em uma tigela, misture o cream cheese com o maple syrup usando um batedor de arames, até a cobertura ficar lisinha. Não bata demais senão ela ficará mole, bata apenas o suficiente para misturar.
Espalhe a cobertura sobre o bolo usando uma colher pequena para decorar. Guarde na geladeira.
16 de maio de 2016 at 00:18
Esta receita é excelente!!
Preparei hoje para o lanche com a minha mãe e avós. Foi uma tarde muito alegre, recebi vários elogios.
É raro encontrar na internet um bolo integral tão saboroso. Obrigada pela receita!
Vale ressaltar que eu coloquei a 1/2 xícara de azeite na mistura de ovos e açúcar mascavo. O azeite consta na lista de ingredientes, mas não no preparo. Quando provei a massa, fiquei com receio de ter feito errado. Como sou teimosa e sempre mudo alguma coisa, acrescentei 1 colher de sopa de açúcar de côco e outra de farinha integral, para ajustar a consistência e segurar a onda do azeite – que perfumou muito, me deixou insegura quanto ao resultado. Honestamente, acho que não era preciso : )
A receita funciona muito bem da forma que você publicou.
A cobertura foi cream cheese com mel. Deliciosa!
16 de maio de 2016 at 13:07
Oi Lu,
Que legal saber disso!
Muito obrigado pela correção na receita, realmente pulei o azeite, já arrumei.
Devia ter escrito sobre o aroma do azeite de oliva, também tive receio quando terminei a massa, pois o cheiro dele fica super forte. Mas depois de assado ele fica bem sutil e quase não se percebe.
Obrigado pelo carinho. Um beijo, Angelo 😉
17 de maio de 2016 at 00:48
Fiz a receita e ficou ótimo! Fiquei com receio pelo azeite, mas não deixou gosto 😉
Obrigada! Bjo grande!
21 de julho de 2016 at 19:38
Olá Angelo, nao sou muito de escrever em blogs, em realidade acho que é a primeira vez, mas nao poderia deixar de fazer.
Parabens por tudo! Nem lembro mais como te encontrei no meio de tantos, mas suas receitas sao ótimas, fáceis e saborosíssimas… Esse bolo já nao sei quantas vezes eu já fiz e aqui em casa é quase pedido diário. 🙂
Parabens! E sucesso! Continuarei ansiosa aguardando suas receitas!
Abs,
21 de julho de 2016 at 21:49
Que lindo Camila! Muito obrigado pela mensagem. Me senti privilegiado por ser a primeira vez heheh. Pode aparecer sempre que prometo receitas bem gostosas 🙂 Beijo