Esse prato é inspirado em um prato feito pelo Chef Marcelo Schambeck, em um evento que participei em Porto Alegre uns meses atrás. Uma salada de beterrabas assadas, acompanhadas de um creme, uma mistura de iogurte natural drenado e queijo de cabra. A combinação beterraba + queijo de cabra é bem presente nos restaurantes contemporâneos e depois de provar eu entendo totalmente o porquê. São feitos um para o outro. A beterraba depois de assada fica muito doce e com muito mais sabor, comparando com beterraba cozida na água. E o iogurte drenado, consistente e menos ácido, misturado com o queijo de cabra, que tem um sabor salgado e bem forte, se transforma em um creme incrível. Os sabores desses três elementos juntos é realmente maravilhoso, e assim, de repente, uma simples salada de beterraba com 3 ingredientes vira a estrela de qualquer jantar.

Beterrabas com Queijo de Cabra e IogurteBeterrabas com Queijo de Cabra e IogurteBeterrabas com Queijo de Cabra e Iogurte  Beterrabas com Queijo de Cabra e IogurteBeterrabas com Queijo de Cabra e IogurteBeterrabas com Queijo de Cabra e Iogurte  Beterrabas com Queijo de Cabra e IogurteBeterrabas com Queijo de Cabra e Iogurte  Beterrabas com Queijo de Cabra e IogurteBeterrabas com Queijo de Cabra e Iogurte  Beterrabas com Queijo de Cabra e IogurteBeterrabas com Queijo de Cabra e Iogurte

Beterrabas Assadas com Iogurte e Queijo de Cabra

Ingredientes
1 maço de beterrabas
1 pote de iogurte natural, integral, não adoçado
50gr de queijo de cabra – tipo feta ou tipo chèvre

Algumas horas antes, coloque o iogurte em um filtro de café e leve a geladeira para drená-lo. Isso deixa o iogurte mais consistente e mais doce.

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Corte o caule das beterrabas, deixando um pouco em cima, e lave-as bem, esfregando para tirar toda a terra.

Embrulhe-as em papel alumínio, coloque em uma assadeira e leve ao forno por 45 minutos, ou até que elas estejam macias quando fincadas com um garfo. Retire do forno e espere esfriar meia hora. Não desligue o fogo.

Abra o papel alumínio e esfregue a casca das beterrabas usando papel toalha, ela vai estar bem mole então uma esfregada mais forte já é o suficiente. Não tem problemas se algumas ficarem com um pouco de casca. Se não quiser manchar as mãos use luvas de cozinha. Essa é a parte mais trabalhosa da receita, mas depois da primeira você pega o jeito.

Corte as menores ao meio e as maiores em quatro pedaços e coloque em uma tigela. Tempere com sal, pimenta do reino e um pouco de azeite de oliva. Coloque de volta na assadeira e leve de volta ao forno por alguns minutos apenas para reaquecer.

Misture o iogurte drenado com o queijo de cabra. Espalhe-o sobre um prato fundo e arrume as beterrabas por cima.