Um simples bolo de limão, doce, azedo, macio e coberto de glacê, daqueles bons pra ter no livro de receitas. Essa é a minha receita básica de bolo branco, que uso faz mais de 2 anos. Acho ela ótima porque o bolo fica bem consistente e úmido, não é um bolo fofo e leve, ele é mais pro lado dos pesados. Eu acho incrível. Normalmente uso ele para bolos mais elaborados, com camadas e recheios, como esse aqui e esse aqui. Mas esses tempos estava com um bolo desses no congelador e decidi descongelar e cobrir com um glacê simples de limão. Ficou maravilhoso. Um perfeito bolo para um café da tarde. Doce, azedo, úmido e bem saboroso. Ele fica ótimo com os dois tipos de limão, siciliano e tahiti. Tanto que nas fotos dá pra ver os dois (fiz as fotos em partes e cada vez usei um limão diferente para testar). Os dois funcionam super bem, mas meu preferido, como eu já imaginava, é o siciliano, não adianta.
Bolo de Limão com Glacê
Como eu disse lá em cima, e como dá pra ver nas fotos, esse bolo pode ser feito tanto com limão siciliano quanto com limão tahiti. Eu, particularmente, prefiro o sabor mais suave do siciliano.
Você pode dobrar a receita do bolo e fazer dois para congelar um. Depois de frio, embrulhe com bastante plástico filme e congele por até 3 meses. Na hora de usar não precisa descongelar, algumas horas em temperatura ambiente ele já volta ao normal como se fosse novo.
Ingredientes
Bolo de Limão
2 xícaras de farinha de trigo
2 col. de sopa de maisena
1 col. de chá de fermento em pó
1 col. de chá de bicarbonato de sódio
½ col. de chá de sal
100 gr. de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
raspas da casca de meio limão
2 ovos, em temperatura ambiente
1 xícaras de leite integral
Glacê de Limão
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
3 a 4 col. de sopa de suco de limão
Aqueça o forno a 180ºC. Cubra o fundo de uma forma de bolo redonda (entre 20 e 25cm) com papel manteiga e unte a base e as laterais com manteiga e farinha.
Peneire os ingredientes secos (farinha, maisena, fermento, bicarbonato e sal) dentro de uma tigela e reserve.
Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga e o açúcar, até que fique bem claro e fofo, uns 5 minutos. Adicione a raspa da casca de limão e bata mais um pouquinho. Adicione os ovos, um por vez, batendo bem a cada ovo e parando para raspar as paredes da tigela com uma espátula. Diminua a velocidade para mínima, adicione o leite e bata um pouco. A mistura vai parecer que talhou, é normal.
Por fim, adicione a mistura de farinha, em três partes, batendo muito pouco entre cada adição, só até misturar. Desligue a batedeira e termine de incorporar a farinha com uma espátula.
Despeje a massa na forma e leve ao forno. Asse até que ele pareça dourado ou até que um palito saia limpo quando espetado no centro do bolo. Mais ou menos de 35min a 45min. Vá testando depois de meia hora.
Retire do forno, espere uns 10 minutos e desenforme o bolo. Retire o papel manteiga, se usou, e deixe esfriar.
Para fazer o glacê, peneire o açúcar de confeiteiro e misture com o suco de limão. Comece com 3 colheres de suco, bata com um batedor de arames e veja se a consistência está como você quer. Se estiver muito consistente, adicione um pouco mais de suco. Despeje sobre o bolo frio. Guarde fora da geladeira, em um pote bem fechado.
16 de junho de 2016 at 21:27
Que delicia de receita! Fiz semana passada com limão siciliano e ficou maravilhoso Agora to fazendo com limão taiti, vamos ver o que sai… Dal bó, uma pergunta: qual é a diferença prática de fazer a receita com manteiga em ponto de pomada/temperatura ambiente ou a manteiga mais geladinha? Aqui em Porto Alegre tá fazendo um frio do cão, não tem condições de deixar a manteiga mais mole sem derreter tudo 🙁
29 de junho de 2016 at 15:17
Oi Fabiana. Que ótimo que deu certo. Agora quanto à manteiga, é legal ela estar em temperatura ambiente para poder ficar bem aerada/cremosa e deixar o bolo mais fofo. Se ela estiver derretida o bolo ainda vai dar certo, porém pode ficar um pouco menos fofo. O que eu faço quando preciso amolecer a manteiga fria é passar em um ralador grosso e deixar no balcão por um tempinho. Assim como ela vai estar bem pequena e fininha ela vai amolecer bem mais rápido 🙂 Beijo!!
13 de julho de 2016 at 02:56
Seu blog é o máximo!!!! Continue postando mais receitas, please!!!
29 de julho de 2017 at 20:17
Amo essa receita, ja fiz mil vzs!!!!