Mais um bolo incrível para a minha coleção de receitas. Com uma combinação de sabores bem elegante e suave, esse bolo é perfeito para aquela comemoração bem especial. Um pão de ló leve recheado com figos frescos, chantilly de mel e crocante de amêndoas.
A massa desse bolo é muito fofa. Um dos primeiros tipos de bolo que eu aprendi a fazer uns anos atrás, tinha abandonado ela nos últimos tempos, por isso ela ainda não apareceu aqui no blog. Mas agora que a fiz novamente lembrei porque tinha me apaixonado por ela na primeira vez. Ela é realmente muito fofa e leve, o bolo não pesa nada. E o seu sabor de baunilha e um leve gostinho de ovos deixa ele melhor ainda. É o tipo de massa perfeita para um recheio como esse. Uma mistura que funciona perfeitamente bem. Já tinha usado figo+mel neste Brie e figo+amêndoas nessa Torta, mas os três juntos conseguiu deixar tudo ainda melhor. O figo suculento se mistura com a leveza do chantilly de mel e o doce crocante de amêndoas traz a textura que faltava para o bolo ficar perfeito.
Bolo de Figo, Mel e Amêndoas
Esse é um bolo com várias etapas, mas não é complicado. O mais difícil é a massa de pão de ló, que é um pouco trabalhosa na hora de misturar, por isso bastante atenção.
As partes dele podem ser feitas em dias diferentes, mas ele precisa ser montado poucas horas antes de ser servido. O bolo pode ser feito até 3 dias antes, embrulhe com plástico filme e deixe em temperatura ambiente. O crocante idem, guarde em um pote bem fechado até a hora de usar.
Ingredientes
3 col. de sopa (40gr) de manteiga sem sal (mais um pouco para untar a forma)
1 xícara de farinha de trigo (mais um pouco para untar a forma)
6 ovos grandes, separados
1 xícara de açúcar refinado
uma pitada de sal
1 col. de chá de extrato de baunilha
8 figos maduros
7 colheres de sopa de mel (3 col. para o chantilly e 4 para o xarope)
1 xícara de creme de leite fresco (de garrafinha)
açúcar de confeiteiro, para decorar
Crocante de Amêndoas (receita abaixo)
Pré aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de duas formas redondas (de 20cm a 23cm) com papel mateiga e depois unte com manteiga e polvilhe com farinha, batendo para retirar o excesso. Coloque uma panela com água para ferver, para o banho maria. Derreta a manteiga em uma panela pequena e deixe esfriar até a hora de usar.
Separe os ovos com cuidado, colocando as claras na tigela da batedeira e as gemas em uma tigela grande a prova de calor (metal ou vidro). Ela precisa ser grande pois vc vai misturar a massa inteira nela. Ou pode fazer a primeira etapa em uma pequena e depois transferir para uma maior.
Bata as gemas com metade do açúcar (½ xícara) e coloque sobre a panela de água fervendo, em fogo baixo. Misture por alguns minutos até que o açúcar tenha se dissolvido. Retire do fogo e bata por alguns minutos com uma batedeira de mão ou batedor de arames até que a misture fique clara e bem fofa. Misture o sal e o extrato de baunilha. Se estiver usando a tigela pequena é hora de transferir para a maior.
Bata as claras em neve na batedeira. Adicione o restante do açúcar aos poucos, batendo até elas ficarem bem brilhosas.
Adicione umas colheradas das claras às gemas e incorpore com uma espátula. Adicione o restante, aos poucos, misturando com cuidado para não desinflar as claras.
Peneire uma parte da farinha sobre a massa e misture com a espátula, com cuidado. Repita 3 vezes até usar toda a farinha.
Por fim, adicione a manteiga derretida e misture algumas últimas vezes. Veja de que não sobrou nenhum bloco de farinha escondido no fundo da tigela. Isso já aconteceu pra mim um bocado de vezes, e é um saco. Então pode misturar bem o fundo para não ter esse problema, porém não bata a massa com força senão ela não irá crescer.
Transfira a massa para as duas formas e leve ao forno pré-aquecido. Asse por mais ou menos 25 a 35min. até que a superfície dos bolos esteja dourada e eles estejam desgrudando das bordas da forma.
Retire, deixe esfriar uns 15 minutos antes de virar e retirar o papel manteiga e então deixe esfriar por completo. Caso esteja fazendo os bolos no dia anterior, assim que eles esfriarem completamente embrulhe em bastante plástico filme e deixe em temperatura ambiente até a hora de usar.
Enquanto eles esfriam, prepare o Crocante de Amêndoas (receita lá embaixo).
Quando estiver faltando algumas horas para montar o bolo e você já tiver os bolos e o crocante prontos e frios, pode fazer o chantilly e o xarope para umedecer o bolo.
Leve uma tigela (de metal de preferência) e o batedor da batedeira ao congelador por 5 minutos, isso ajuda a deixar o chantilly mais bonito. Retire e bata o creme de leite até começar a engrossar. Adicione 3 colheres de mel e bata até obter o ponto de chantilly.
Prepare o xarope de mel, misturando 4 colheres de sopa de mel com 4 colheres de sopa de água e ferva em uma panela pequena. Desligue o fogo e leve à geladeira para esfriar um pouco.
Lave os figos e corte-os em 8 pedaços, deixando alguns maiores para decoração do bolo.
Agora com tudo pronto é hora de montar o bolo.
Escolha um dos bolos para ficar embaixo, e coloque ele de cabeça para baixo. Pincele com bastante xarope de mel.
Cubra o bolo com todo o chantilly, deixando ele um pouco longe das bordas pois na hora que colocar o outro bolo ele vai espalhar.
Cubra o chantilly com os figos, pincele um pouco mais de xarope e espalhe o crocante de amêndoas, reservando um pouco para a decoração também.
Coloque o outro bolo por cima, apertando um pouco para assentar o recheio. Peneire o açúcar de confeiteiro por cima e decore com os figos e o crocante de amêndoas.
Pronto! Pode guardar na geladeira até a hora de servir, mas quanto antes servir melhor ele será.
Crocante de Amêndoas
Ingredientes
50gr de amêndoas
1/4 xícara de farinha de trigo (4 col. de sopa)
2 col. de sopa de açúcar cristal (ou refinado)
uma pitada de sal
25gr de manteiga sem sal, gelada e em cubos
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Pique as amêndoas com uma faca bem grosseiramente.
Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga, com as mãos, apertando a manteiga entre os dedos. Adicione a amêndoa e misture apertando bem com as mãos, deixando uns pedaços grandes e uns mais esfarelados.
Espalhe sobre uma assadeira grande e leve ao forno pré-aquecido.
Asse por 15 a 25 minutos, mexendo e virando a cada 5 em 5 minutos, até que esteja levemente dourada.
Deixe esfriar e guarde em um pote bem fechado até a hora de usar.
18 de julho de 2016 at 15:11
Preparei este maravilhoso bolo de figos e não me lembro de fazer tanto sucesso nessa vida. Foi eleito o melhor bolo de todos os tempo pela minha tia. A mamãe ficou emocionada porque ama figos e pensou que fiz especialmente para ela – e realmente fiz. O único a perceber que errei na massa foi o marido… logo viu que não estava tão fofa como deveria. (maridos são implacáveis : )
Eu não tenho 2 formas iguais e fiquei com preguiça de assar uma metade, depois a outra… Dai coloquei toda a massa numa forma só – com aquele feeling de que ia pesar e não cresceria devidamente. Batata!! Pesou. Mas o recheio é tão fresco e saboroso, o crocante de amêndoas tão perfeito, a decoração (copiei igualzinha) arrebata corações… Fui aplaudida na mesma.
Obrigada, Angelo!! Os seus bolos estão fazendo história aqui em casa.
20 de julho de 2016 at 22:03
Lu! Que mensagem linda. Fiquei muito feliz em saber tudo isso.. Que bom que os bolos estão fazendo história aí! Mas esse bolo de figos é realmente bem especial né?! Uma pena que o bolo ficou meio pesado.. ele realmente precisa ser assado em duas formas, ou então dá pra reduzir um pouco a receita na próxima. De repente com metade ela fica perfeita pra uma forma só, depois é só cortar ele no meio 🙂 Espero que continue gostando das receitas aqui. E vai me contando como elas ficam! hehehe Beijos!!
9 de dezembro de 2016 at 22:09
Angelitooooo,
Oi? Tudo bem?
Queria dizer que sou sua fã e queria muito esse bolo no Natal. Tenho muitas dúvidas sobre minha capacidade e por isso pergunto: até que dia vc fica aqui no Brasil (pinheiros/ jardins)? hahahahahah
Bjs
15 de dezembro de 2016 at 18:26
hahahahahahahahahah <3 <3 <3