Um clássico italiano, que merece toda a sua glória, o Tiramisu é uma sobremesa que mistura um creme à base de queijo mascarpone e ovos, biscoitos champanhe, café e cacau. Cremoso, úmido, leve e muito, mas muito gostoso.
Queijo mascarpone, pra quem não conhece, é um queijo bem cremoso e suave, bem difícil de encontrar aqui no Brasil, porém de vez em quando eles aparecem no mercado, sempre a preços um tanto quanto salgados. Uns tempos atrás achei uma promoção dele no mercado, fiquei bem feliz e aproveitei para fazer a minha primeira tentativa de Tiramisu caseiro. E valeu cada centavo (e teria valido mesmo se não estivesse na promoção). Uma receita fácil, levemente trabalhosa, mas com um resultado maravilhoso. Se você ama Tiramisu pode investir em um pote de mascarpone e fazer o seu próprio em casa, você não vai se arrepender.
Tiramisu
Receita adaptada do The Guardian, da maravilhosa seção chamada How to make the perfect… (como fazer o perfeito…) onde eles exploram pratos famosos, contando a história, as variações feitas por chefs importante, e exploram a fundo cada componente do prato.
Ingredientes
4 ovos, separados
⅓ xícara de açúcar
450gr de mascarpone
2 col. de sopa de rum (opcional)
1 xícara de café passado
1 pacote de biscoito champanhe
cacau em pó
Comece passando o café, bem forte para deixar bastante gosto.
Separe os ovos e bata as claras em neve em uma tigela. Reserve na geladeira.
Bata as gemas com o açúcar até ficar bem claro e cremoso. Adicione o mascarpone, um pouco de cada vez, e misture até ficar bem homogêneo.
Gentilmente incorpore as claras em neve à mistura de mascarpone usando uma espátula ou colher de metal.
Separe a travessa que irá usar para montar o Tiramisu.
Misture o café com o rum (se for usar) em um prato fundo, mergulhe os biscoitos para absorver um pouco do líquido, um a um, e forme a primeira camada na travessa. Espalhe um terço do creme por cima e polvilhe um pouco de cacau por cima, com uma peneira.
Repita com as outras camadas, na minha assadeira larga consegui duas camadas, se usar uma menor e mais alta você consegue fazer até três.
Termine com uma camada de creme e polvilhe com bastante cacau.
Cubra com plástico filme e leve a geladeira por algumas horas antes de servir. Polvilhe com mais um pouco de cacau na hora de servir.
22 de julho de 2016 at 15:03
Nossa, eu estava ansiosa por uma boa receita de tiramisu! Só devo substituir o rum por um licor de café maravilhoso que comprei em BH, na loja Roça Capital. Muito obrigada por compartilhar tantas receitas maravilhosas.
25 de julho de 2016 at 00:26
Da pra substituir o mascarpone por outro tipo?
27 de julho de 2016 at 21:01
Oi Nathaly. A Fabiane comentou aqui que faz com nata, vou fazer esse teste também. Se não tiver nata onde você mora pode procurar aquele creme de leite pasteurizado, de garrafinha, com 35% de gordura. Só melhor bater ele pra ficar em ponto de chantilly e depois seguir com a receita normalmente. Se testar também me fala como ficou?? Beijo 😉
26 de julho de 2016 at 15:38
olha, essa receita é igual a que a minha professora italiana de confeitaria me passou e ela disse que aqui no brasil, como o mascarpone fica muito caro, ela usa nata mesmo. e eu sempre que faço, uso nata e fica otimo.
26 de julho de 2016 at 15:39
ela tambem disse que quanto mais camadas melhor, entao sempre faço numa travessa pequena e alta.
27 de julho de 2016 at 20:58
Ah que ótimo Fabiane. Muito bom saber que fica legal com nata. Vou fazer esse teste na próxima. E sobre as camadas, tem razão, tanto que escrevi que é melhor usar um mais alto mesmo. Fica mais gostoso pra comer. Valeu pelas dicas 🙂 Beijo!
1 de agosto de 2016 at 05:09
Estou completamente apaixonada pelo seu blog. Pelas receitas, pelas fotos, tudo! Parabéns pelo capricho!
2 de agosto de 2016 at 21:19
Obrigado Izzy 🙂 Fico feliz que você curtiu.
31 de outubro de 2016 at 23:10
Legal essa sobremesa. Eu faço e fica uma delícia, troco o mascarpone por creme de ricota de Boa marca e fica demais.