Erva-doce é um vegetal muito pouco usado aqui na minha cozinha. Pra ser sincero acho que essa é a primeira receita que faço com ele. Mas depois dessa, com certeza ele vai fazer parte do repertório aqui da Cozinha Dal Bó. Que sabor incrível, suave, doce e aquele leve aroma de aniz. Depois de cozido lembra até uma cebola assada, com todas as suas camadas suculentas e adocicadas. Junte a erva doce assada, macia, suculenta e tostadinha, com pedaços de batata crocante e uma truta assada no papelote com as lindas folhas de erva-doce e mais alguns temperos e aromas e você tem um prato completo, não muito complicado e que fica pronto em pouco mais de uma hora. Perfeito para um almoço de um dia ensolarado, com muito vinho branco.
O molho Beurre Blanc, que complementa esse prato, também é uma descoberta recente, e uma paixão pra sempre. Um molho francês bem clássico, com muita manteiga, como deve ser, perfeito para comer com peixes e vegetais. Beurre Blanc significa manteiga branca em francês, e nada mais é que manteiga incorporada à uma redução de vinho branco perfumada com cebola. A quantidade de manteiga é alta, e talvez você duvide um pouco se vale a pena, mas acredite em mim, vale cada cubinho dela que você irá colocar dentro do molho.
Truta Assada com Erva Doce e Molho Beurre Blanc
para 4 pessoas
Peça para o seu peixeiro limpar e espalmar a truta, retirando a cabeça.
Uma truta de 1kg serve 4 pessoas. Se não conseguir uma grande pode comprar duas menores e fazer dois pacotes separados.
Ingredientes
1 truta inteira, limpa e espalmada, de mais ou menos 1kg
3 a 4 ervas-doces
500gr de mini batatas
1 maço de tomilho fresco
½ maço de salsinha
1 limão siciliano, fatiado
½ cebola média ou 1 pequena
1 xícara de vinho branco (½ para a erva doce e ½ para o beurre blanc)
¼ xícara de vinagre branco, de espumante ou vinho branco
150gr de manteiga sem sal, gelada, cortada em cubos
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque uma panela média com água para ferver.
Limpe os bulbos das ervas-doces cortando fora os talos e folhas, e guarde uma parte deles para depois. Corte os bulbos em 8 gomos e lave bem cada um, pois às vezes eles tem um pouco de terra dentro. Escorra bem.
Numa assadeira grande, coloque os pedaços de erva-doce, ½ xícara de vinho branco e metade do tomilho, regue com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta do reino. Misture tudo, cubra levemente com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos.
Nesse meio tempo, lave e corte as batatas ao meio e leve para cozinhar na água fervendo com um pouco de sal. Cozinhe por 10 a 15 minutos, até que estejam bem macias.
Retire do fogo, escorra e coloque de volta à panela. Sacuda a panela algumas boas vezes para quebrar esfarelar um pouco as batatas, isso vai deixá-las mais crocantes depois.
Retire a assadeira com a erva doce, adicione as batatas e leve de volta ao forno por mais 20 minutos. Enquanto isso prepare a truta.
Abra a truta, tempere com sal e pimenta do reino e recheie com metade das folhas de erva-doce, de salsa e de tomilho e algumas fatias de limão siciliano.
Separe um pedaço grande de papel alumínio, para fazer um pacote, e faça uma cama para a truta, com o restante das fatias de limão, folhas de tomilho, salsinha e erva doce (reserve umas folhinhas de erva-doce para decorar o prato no final).
Arrume a truta por cima, regue com azeite de oliva e salpique com mais um pouco de sal e pimenta do reino. Feche bem o pacote, dobrando e apertando as bordas, para selar o ar dentro dela.
Retire a assadeira do forno (depois dos 20 minutos), regue os legumes com mais um pouco de azeite de oliva e vire todos os pedaços de erva-doce, para elas tostarem por igual. Abra espaço para a truta e coloque-a no centro da assadeira.
Leve de volta ao forno, por 25 minutos. Enquanto isso prepare o Beurre Blanc.
Pique bem a cebola e leve ao fogo com a ½ xícara de vinho branco e o vinagre branco. Cozinhe em fogo médio por uns 10 minutos, até que a mistura reduza bem, até ficar com umas 2 colheres de líquido. Retire do fogo, adicione um pedaço de manteiga e bata com um batedor de arames até ela ser incorporada. Leve de volta ao fogo bem baixo e vá adicionando um pedaço de manteiga de cada vez, batendo muito bem até que toda a manteiga seja incorporada antes de adicionar outro pedaço. Quando terminar passe por uma peneira para retirar a cebola e coloque em um pote para servir.
Depois dos 25 minutos de forno, retire e espere 5 minutos antes de abrir o pacote da truta.
Abra, transfira o peixe para uma travessa, arrume os legumes ao redor, decore com as folhas de erva-doce e sirva com o beurre blanc e uma taça de vinho branco bem gelado.
5 de setembro de 2016 at 00:12
Olá, vi essas fotos num outro site e pensei que poderia gostar: http://www.bloesemdesign.com/2016/08/dark-food-photographers-we-are-in-awe-of.html
Adoro seu site e suas receitas!
Parabéns!
8 de setembro de 2016 at 12:15
Oi Mariana, lindas fotos! Obrigado 😉
10 de outubro de 2016 at 02:58
Cadê as receitas novas??? Adoro suas receitas!
15 de dezembro de 2016 at 18:27
Voltei 😉
7 de novembro de 2016 at 20:40
Receita maravilhosa!!!! Parabéns! Seu site é um show!
15 de dezembro de 2016 at 18:26
Obrigado Isa 😉