Pensando para uma salada para minha mesa de Natal lembrei de uma salada incrível que comi ano passado em um restaurante chamado Estela, em Nova York. Finas fatias de maçã, intercaladas com finas fatias de kohlrabi (um parente do nabo e do repolho, famoso na Alemanha e no sudeste asiático), coberto com folhas de hortelã e avelãs temperadas. Fiquei apaixonado pela salada, e sempre pensei em reproduzí-la aqui para o blog. Então achei que essa seria uma ocasião perfeita, pois na minha cabeça ela combina muito com o final de ano porque é bem refrescante e, acima de tudo, qual ceia não tem alguma salada com maçã verde. Óbvio que fora isso ela não tem nada de natalina e você pode fazer ela em qualquer época do ano.
Substituí o kohlrabi por erva-doce, por ser mais fácil de achar aqui e também porque maçã verde + erva-doce é uma salada clássica também, então era garantido que iria funcionar. E funcionou perfeitamente. Ela trouxe ainda mais frescor para a salada. Ah, e se você nunca usou avelãs em uma salada essa é a sua chance! Outra revelação para mim. Seu sabor fica incrível misturado ao azeite e à acidez desta salada, sem dúvida é minha parte preferida de todo o prato.
Salada de Maçã Verde, Erva-Doce e Avelãs
receita inspirada em uma salada incrível do Estela, em Nova York
Ingredientes
um punhado de avelãs, mais ou menos ½ xícara
1 maçã verde
1 erva-doce, bulbo e um pouco das folhas mais finas
folhas de hortelã
1 limão tahiti
1 col. de sopa de vinagre de vinho branco
1 col. de sopa de azeite de oliva
sal e pimenta do reino
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Toste as avelãs até que fiquem bem douradas e as cascas comecem a escurecer e a se soltar, uns 15 minutos. Retire do forno, espere esfriar e retire a casca de todas as avelãs, esfregando com os dedos ou esfregando umas às outras com as mãos. Se sobrarem algumas cascas sem problemas. Pique grosseiramente grande parte das avelãs, deixando algumas inteiras. Misture com o azeite de oliva e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Em uma tigela grande, esprema o suco de limão e misture com o vinagre. Essa mistura, além de temperar, vai garantir que nem a erva-doce nem a maçã oxidem e escureçam até a hora de servir a salada.
Lave o bulbo da erva-doce, retire as partes de fora se estiverem muito machucadas ou sujas. Usando um mandolin ou uma faca muito afiada, corte fatias muito finas. Misture imediatamente com o suco de limão.
Descasque a maçã e retire o caroço. Assim como a erva-doce, corte fatias muito finas usando um mandolin ou uma faca afiada. Misture também com o suco de limão. Adicione algumas folhas de hortelã e algumas folhas de erva-doce.
Para servir, transfira a salada para uma assadeira rasa e espalhe por cima as avelãs temperadas e mais algumas folhas pequenas de hortelã.
Deixe uma resposta