Esta é uma receita recente, que rapidamente se transformou numa preferida. Fiz algumas vezes no final do ano, em almoços e festas, sempre um sucesso. Por isso decidi fazer ela no almoço que fiz no sítio da minha família, no final do ano, aproveitando tudo que podia da maravilhosa horta do meu tio.
Uma mistura simples, poucos ingredientes, infinitas variações. Meio salada, meio acompanhamento, meio prato principal. Pode fazer com mais ervas, ou mais sementes, e a combinação que quiser. Decidi fazer com minha mistura de sementes preferidas ultimamente: amêndoas, sementes de girassol e sementes de abóbora. Sempre tenho um pote delas tostadas na cozinha para misturar onde estiver com vontade. Para as ervas serve o mesmo, vale tudo. Aqui usei o que tinha disponível no sítio, muita salsinha (gigantescas e bem verdes), hortelã e manjericão. Mas também poderia ter colocar coentro, cebolinha e todos outros tipos de brotos e folhas pequenas.
Quinoa com Sementes e Ervas
Esta é uma receita guia, as quantidades aqui são meramente ilustrativas, você pode fazer a combinação que você quiser, com as quantidades que você quiser. Neste prato realmente não existem regras, faça como você preferir. Amêndoas ou nozes ou castanhas, sementes ou não, apenas salsa, apenas coentro, sempre vai ficar linda. Eu amo usar muitas folhas inteiras de todos os tipos que conseguir e essa combinação de amêndoas, sementes de girassol e de abóbora. As cores são lindas e o sabor é ótimo.
Você pode ainda substituir a quinoa por qualquer outro grão que desejar. Arroz integral, cevadinha, trigo, etc.
Todas as etapas podem ser feitas com bastante antecedência, já que ela é boa tanto quente quanto em temperatura ambiente. Mas deixe para misturar a salada apenas na hora de servir, senão as folhas murcharam e as sementes não ficarão crocantes.
Ingredientes
1 xícara de quinoa
2 xícaras de água
½ xícara de amêndoas
¼ de xícara de sementes de girassol sem casca
¼ de xícara de sementes de abóbora sem casca
1 punhado de ervas variadas (manjericão, salsa, coentro e hortelã)
suco de 1 limão, siciliano, tahiti ou cravo
3 col. de sopa de azeite de oliva
Cozinhe a quinoa normalmente, como arroz. Coloque-a em uma panela com a água e uma pitada boa de sal. Cozinhe em fogo médio, semi tampado, até que a água seja absorvida e a quinoa esteja cozida, mas ainda al dente e solta (eu cozinhei mais do que devia, por isso ela ficou grudada nas fotos).
Enquanto a quinoa cozinha, toste as amêndoas e sementes em um forno a 180ºC por 10 a 15 minutos, até ficarem levemente douradas. Mexa de 5 em 5 minutos para não queimarem por baixo. Retire do forno e deixe esfriar.
Lave e separe as folhas de todas as ervas. Pode deixá-las inteiras, ou se preferir pode picar levemente.
Prepare o molho para temperar, misturando o suco do limão com o azeite de oliva e temperando com sal e pimenta do reino.
Na hora de servir, misture tudo em uma tigela grande e pronto.
Deixe uma resposta