Crocantes por fora e suculentos por dentro, perfumados com fill e servidos com a pele do salmão assada até que fique completamente crocante, salgada e cheia de sabor. Essa pele é tipo a salmon skin dos japoneses, mas assada e bem fácil de fazer. Descobri por acaso deixando a pele assar depois que retirei a carne já cozida da peça de salmão. Faço sempre que posso.
Essa é uma versão dos fish cakes, parecida com esse Hamburguer de Siri e este de Tilápia, mas dessa vez com salmão e temperado com dill, uma das minhas ervas preferidas e a uma das que melhor combina com o salmão.
Esses bolinhos foram o prato principal de um brunch que fiz em casa. Mais fotos e receitas aqui.
Bolinhos de Salmão Assados com Pele de Salmão Crocante
rende 15 a 20 bolinhos
Se não encontrar panko, a maravilhosa farinha de pão japonesa, pode fazer uma versão parecida em casa com pão francês ou italiano. Só congelar por algumas horas e ralar no ralador ou processador de alimentos.
No dia fiz a o dobro da receita, porque eram muitos esfomeados.
Ingredientes
500gr de salmão, não em postas
½ xícara de panko ou farinha de pão caseira, e mais um pouco para empanar
uma col. de sopa de dill picado, e alguns ramos inteiros para decorar no final
¼ xícara de maionese
1 ovo
1 col. de sopa de mostarda dijon
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Unte uma assadeira, de preferência anti-aderente, com um pouco de azeite. Coloque a peça de salmão nela e tempere com sal e pimenta do reino. Leve ao forno e asse até que esteja cozido, uns 20 minutos. A carne deve soltar facilmente e estar opaca, mas não pode estar seca.
Retire do forno, mas deixe-o aceso. Retire a carne do salmão e transfira para uma tigela. Deixe a pele do salmão na assadeira e leve de volta ao forno até que esteja bem dourada, ela vai estar ainda um pouco mole, mas vai terminar de endurecer quando esfriar e ficar super crocante.
Adicione à tigela do salmão o panko e o dill picado. Em uma tigela menor, bata a maionese com o ovo e a mostarda dijon. Adicione à mistura e mexa bem. Tempere com mais um pouco de sal e pimenta do reino.
Com as mãos levemente úmidas, molde os bolinhos de salmão do tamanho que preferir e coloque em uma tábua ou assadeira. Leve à geladeira por 15 minutos para firmar um pouco. Espalhe mais um pouco de panko em um prato fundo. Retire os bolinhos da geladeira, empane e coloque em uma assadeira levemente untada.
Leve ao forno para assar até que a parte inferior esteja dourada, mais ou menos uns 20 minutos. Retire, vire todos os bolinhos e leve ao forno novamente para dourar o outro lado, mais uns 20 minutos.
Na hora de servir, arrume os bolinhos em uma bandeja, quebre a pele de salmão em pedaços, arrume-a ao redor dos bolinhos e decore tudo com mais algumas folhas de dill.
9 de abril de 2017 at 03:50
Adorei esta receita! Queria saber se o preparo pode ser de véspera…
Meus parabéns pelo lindo blog!
Mariana