Uma versão mais simples e fácil da clássica Melanzana Parmegiana, que normalmente consiste em camadas de fatias de beringela à milanesa, molho de tomate e queijo. Nessa versão as mini berinjelas são assadas até quase desmancharem, depois levam uma cobertura de molho de tomate, mozzarela de búfala e farofa de pão crocante. Um prato principal vegetariano, um acompanhamento, um prato para fazer em grandes quantidades servir em uma festa, como quiser.

Beringela Parmegiana

Beringela Parmegiana  Beringela Parmegiana

Beringela Parmegiana

Beringela Parmegiana  Beringela Parmegiana

Beringela Parmegiana  Beringela Parmegiana

Beringela Parmegiana  Beringela Parmegiana

Beringela Parmegiana

Beringela Parmegiana  Beringela Parmegiana

Beringela Parmegiana

Mini Berinjelas Parmegiana
Levemente adaptada desta maravilhosa receita da Bon Appetit

Berinjelas

6 mini-berinjelas ou 2 grandes
2 col. de sopa de azeite de oliva
4 dentes de alho
alguns ramos de tomilho ou orégano fresco

Pré aqueça o forno a 180ºC. Descasque a parte redonda da berinjela, deixando uma camada de uns 2 cm na borda, para segurar a forma dela. Coloque em uma assadeira, com o azeite, os dentes de alho descascados, os ramos de tomilho/orégano e uma bela pitada de sal e pimenta do reino. Misture tudo muito bem com as mãos, espalhando o azeite em toda a superfície das berinjelas, e arrume-as com a parte redonda para baixo. Feche a assadeira com papel alumínio, para que elas cozinhem no vapor. Leve ao forno por 35 a 40min, até que elas estejam bem macias. Retire do forno (sem desligá-lo) e reserve. Enquanto elas assam preapre o molho.

Molho de Tomate

2 col. de sopa de azeite de oliva
1 cebola picada
2 dentes de alho picada
2 col. de sopa de extrato de tomate
4 tomates picados finamente ou 1 lata de tomate pelado

Aqueça o azeite em uma panela. Refogue a cebola até murchar mas sem dourar. Adicione o alho e refogue rapidamente. Adicione o extrato de tomate e misture bem. Por fim adicione os tomates em cubo ou os tomates em lata esmagando-os com a mão antes de jogar na panela. Tempere com sal e pimenta do reino e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre por 20 a 30min, até que ele reduza e os tomates desmanchem um pouco. Retire do fogo e reserve.

Para finalizar

um punhado de farinha de pão ou panko ou pão velho torrado e processado/ralado
1 col. de chá de azeite de oliva
6 bolinhas de muzzarela de búfala ou 2 bolas grandes

Aqueça uma frigideira com o azeite e toste a farinha de pão até ela ficar dourada. Retire e despeje em um papel toalha pra absorver um pouco do óleo.

Transfira as berinjelas para uma assadeira nova, untada levemente com azeite de oliva, desta vez com a parte redonda para baixo. Espalhe o molho de tomate por cima delas, seguido da mozzarela despedaçada com as mãos e por fim a farinha de pão. Leve ao forno até o queijo derreter e dourar, mais ou menos 30min. Deixe esfriar um pouco e sirva.