Na última viagem pra Itália comprei um saco de tomates secos sicilianos desidratados. Esta foi uma receita que fiz com eles. Um pesto simples, com poucos ingredientes, mas incrivelmente saboroso. Perfeito pra passar no pão em uma mesa de antipasto, ou então misturar com creme de leite e servir com massa, como eu fiz.
Pesto Rosso – Tomate Seco e Amêndoas
A receita do pesto rende mais que o necessário para a massa. Pode guardar o restante na geladeira e ir usando sem pressa. Ele dura bastante tempo.
Ingredientes
1 xícara de amêndoas
1 xícara de tomates secos, desidratados ou em azeite
½ xícara de parmesão ralado
½ a 1 xícara de azeite de oliva
Se suas amêndoas estiverem cruas, pré-aqueça o forno a 180ºC e torre-as até que fiquem levemente douradas por dentro, de 10 a 20 minutos. Retire e espere esfriar.
Se seus tomates estiverem desidratados como os meus, você precisa cozinhá-los 5 minutos em água fervente para dessalgá-los, de outra forma eles ficam impossíveis de comer. Se usar tomate seco em azeite, pode pular essa etapa.
Em um processador de alimentos, coloque os tomates secos, as amêndoas, o parmesão ralado e um pouco de pimenta do reino. Processe até obter uma pasta bem grossa. Adicione o azeite de oliva aos poucos, até que fique com a consistência que você desejar, pode ser mais grosso ou mais líquido, não importa muito para o resultado final. Eu gosto dele meio termo, usei um pouco mais de meia xícara de azeite. Prove para ver se precisa de sal. Dependendo do tomate e do queijo que usar ele já estará salgado o suficiente.
Transfira para um pote de vidro, pressione para nivelar e cubra com uma camada de azeite de oliva. Guarde-o na geladeira por quanto tempo quiser.
Linguine com Pesto Rosso e Creme
para 2 a 3 pessoas
Ingredientes
1 xícara de Pesto Rosso
1 xícara de creme de leite fresco
½ pacote (250gr) de linguine, spaghetti ou fettuccine
Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem, mas deixe ela um pouco menos que al dente, para finalizar de cozinhar no molho.
Em uma frigideira grande, aqueça o pesto rosso com o creme de leite em fogo baixo até quase ferver. Prove o molho e adicione mais creme ou mais pesto como desejar. Dependendo do tomate usado ele pode ficar com um sabor menos intenso então é bom adicionar mais algumas colheradas de pesto.
Quando a massa estiver quase al dente despeje uma concha da água do cozimento na frigideira e misture bem. Escorra a massa (guardando um pouco da água) e adicione ao molho. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar com um pegador/pinça até que a massa esteja al dente e o molho tenha grudado em todos os fios. Não deixe secar, ela precisa estar bem cremosa, quase líquida, pois assim que chegar no prato ela vai começar a secar na hora, se precisar adicione mais água da massa. Sirva com queijo parmesão ralado.
13 de dezembro de 2017 at 13:48
socorrooooo preciso disso!!!!