Tenho certeza que abóbora é um dos meus legumes preferidos. Em qualquer prato, de qualquer jeito, com qualquer combinação, sempre amo. Dentro do ravioli, carmelizada, em forma de purê ou de sopa. Mas tenho quase certeza que esse é meu jeito preferido de fazer e comer abóbora.

2014_01_Abóbora assada_012014_01_Abóbora assada_04

É muito fácil e realça o que ela tem de melhor: a polpa fica macia e doce, enquanto a casca fica crocante e sequinha. Simplesmente assá-la em pedaços, simplesmente temperada, até que fique dourada. O tempero que uso aqui é o tomilho, que acho que é a combinação perfeita, mas qualquer outra erva para assar também funciona, como alecrim fresco ou mistura de ervas finas secas.

2014_01_Abóbora assada_052014_01_Abóbora assada_06

Para esse prato o ideal é a abóbora japonesa ou cabotiá, essa com casca de tartaruga, pois é um pouco mais firme que as outras e assim não se desmancha. Cortar essa abóbora porém pode ser um trabalho um tanto quanto difícil, mas com uma faca grande e afiada e um pouco de força você consegue. Cortando ela em quatro, depois em fatias menores é o jeito mais fácil. Boa sorte, e se estiver em dificuldade, apele para o martelo de bater bife e martele a faca pra dentro da abóbora sem piedade.

2014_01_Abóbora assada_072014_01_Abóbora assada_03

Abóboras Assadas
para 4 pessoas

Ingredientes
1kg de abóbora japonesa/cabotiá (mais ou menos ½ abóbora)
alguns ramos de tomilho fresco (ou alguma outra erva fresca ou seca)
azeite de oliva
sal e pimenta do reino

Pré-aqueça o forno a 250ºC.

Fatie a abóbora em 4, retire as sementes com uma colher e corte cada pedaço em mais 2 a 4 vezes, dependendo do tamanho da abóbora, até ficar com fatias de mais ou menos 1 ou 2 cm.

Coloque-as em uma asssadeira antiaderente grande o suficiente para que todas as fatias caibam de uma só vez sem muitos empilhamentos (qualquer sobreposição resultará em pedaços não dourados, o que não é um crime, mas também não é legal).

Regue com bastante azeite de oliva e tempere com o tomilho, sal e pimenta à gosto. Misture tudo com as mãos para que todas as fatias fiquem bem temperadas e untadas com o azeite.

Organize as fatias para que nenhuma fique sobre a outra e leve ao forno. Asse por mais ou menos 30min, ou até que a parte inferior esteja dourada, verifique de vez em quando levantando umas fatias com um garfo. Retire do forno e vire todas as fatias. Asse por mais uns 15 min, ou até dourar o outro lado, e pronto! Sirva como acompanhamento para alguma carne, é uma ótima alternativa aos carboidratos.